quarta-feira, junho 30, 2004

Exposição sobre Dali cancelada ao serem detectadas peças falsas

in DD
Uma exposição organizada em Helsínquia para comemorar o centenário do nascimento de Salvador Dali foi cancelada, depois da polícia finlandesa ter detectado várias obras falsas. Vários trabalhos foram apreendidos, entre litografias, esboços, gravações e esculturas.

A polícia finlandesa actuou depois de ter recebido denúncias de alguns coleccionadores, que afirmavam ter comprado obras que suspeitavam serem falsas. As peças apreendidas pela polícia estão agora a ser analisadas por especialistas e investigadores da polícia, já que não certeza sobre quantas serão falsas.
Um investigador da polícia de Helsínquia, Jyrki Seppala, adiantou às imprensa que todas as obras em exposição, cerca de 400, vão ser inspeccionadas. Adiantando que para já vários trabalhos são suspeitos, o agente explicou que «no caso de alguns poderá ser necessária ajuda internacional. Outros aparecem como falsificações óbvias apenas com o auxílio de uma lupa».

Caso fique provado que algumas obras são falsas, poderá ser aberto um processo por crimes que incluem fraude, falsificação e violação dos direitos de autor.

29-06-2004 17:41:38

Sem comentários: