sexta-feira, junho 04, 2004

Ex-sede da Secreta Vai Aliciar Jovens para as FA

in Público
Por H.P.
Quinta-feira, 03 de Junho de 2004

O edifício onde até há bem pouco tempo funcionava a secreta militar vai servir para atrair os jovens para as Forças Armadas. Previsivelmente ainda este mês, será inaugurado o primeiro posto de atendimento e recrutamento dos três ramos das Forças Armadas, no prédio da avenida Braancamp, quase a chegar ao Rato.

O edifício pertence ao Ministério das Finanças e será ocupado, no rés-do-chão e nos dois primeiros andares pela Direcção-Geral de Recrutamento do Ministério da Defesa.

O Ministério da Defesa de Paulo Portas está a preparar uma série de medidas para fazer face ao fim do serviço militar obrigatório, que termina em Novembro. Alterou a lei de incentivos ao voluntariado, vai desenvolver uma campanha publicitária para convencer os jovens e aumentou as iniciativas de divulgação das Forças Armadas.

O recrutamento passou, desde há poucos anos, a ser tarefa da direcção-geral que foi criada para esse efeito, com vista a fazer um tratamento centralizado das necessidades dos ramos. No entanto, isto nunca funcionou porque os três ramos nunca chegaram a abrir mão deste capítulo. O Ministério da Defesa pretende com este novo posto de atendimento vir a fechar o centro de recrutamento do Exército, que funciona há vários anos na avenida de Berna.

O Serviço de Informações Estratégicas da Defesa e Militares (SIEDM) mudou-se para um antigo edifício militar no Alto do Duque, em Lisboa, que foi inaugurado pelo ministro da Defesa. As obras de adaptação necessárias para instalar o SIEDM foram financiadas, em parte, pela NATO.

Sem comentários: