quarta-feira, maio 19, 2004

Trânsito solar de Vénus: um «fenómeno raro» a 8 de Junho

in DD
Ana de Oliveira Suspiro
Faltam 20 dias para Portugal observar «um fenómeno raro e único». Trata-se do trânsito solar de Vénus que poderá ser observado, no dia 8 de Junho em toda a Europa e que só se voltará a repetir em 2117, afirmou esta quarta-feira, Rui Agostinho, professor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) da faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Durante a manhã do dia 8 de Junho, o planeta Vénus irá atravessar lentamente o disco solar, num processo que durará seis horas, explicou Rui Agostinho.
Segundo o responsável este fenómeno é «raro e único» na medida em que os últimos ocorreram em 1874 e 1882 o que se conclui «que já não existe ninguém vivo que possa ter testemunhado este acontecimento».

Para o professor, o trânsito solar de Vénus é um fenómeno a não perder uma vez que, o próximo só ocorrerá em 2012 e não será visível em Portugal e na Europa porque decorrerá durante a noite.

«Quem perder isto, só poderá observar em 2117. Isto para a Europa é mesmo um acontecimento único».

Numa explicação menos técnica, neste dia, o Sol, visto da Terra, vai ter o tamanho da Lua cheia e Vénus terá o tamanho de um ponto pequeno negro que passará à frente do astro-rei, durante seis horas.

Apesar deste trânsito ser visível directamente, Rui Agostinho alertou para o perigo da observação deste fenómeno.«A observação deste acontecimento a «olho nu» pode causar cegueira total», tal como num eclipse solar.

Segundo o professor serão precisos filtros solares para evitar que os raios infravermelhos e ultravioletas atinjam a nossa visão. «Radiografias, negativos ou óculos escuros não evitam esta radiação que pode queimar a retina», reforçou.

Neste sentido, a Direcção Geral de Saúde irá disponibilizar três milhões de filtros solares nas farmácias pelo preço de custo de 1,5 euros. «Juntamente com estes óculos serão distribuídos folhetos informativos», referiu Rui Agostinho.

Uma linha verde também vai estar disponível para esclarecimento desta situação.

O responsável explicou ainda que a utilização de binóculos ou telescópio mesmo com filtros solares acoplados não é recomendada, nem segura. «Acaba por acontecer o mesmo que uma lupa quando apontada para o sol e os filtros queimam-se».

19-05-2004 17:26:50

Sem comentários: