in Público
Por RITA SIZA
Terça-feira, 25 de Maio de 2004
"Mais do que uma mudança de nome, de imagem e de grelha, o que vai nascer na próxima segunda-feira é um novo canal da RTP", disse ontem o director de Informação da rede pública, José Rodrigues dos Santos, ao falar na reestruturação da NTV, que por estar definitivamente integrada na órbita do universo RTP se chamará RTPN.
A filosofia pensada para a RTPN (de Nacional, ver caixa) assenta no aproveitamento da organização e estrutura da RTP: além dos recursos humanos e técnicos e da imagem gráfica e institucional, a ideia é que os conteúdos possam ser geridos numa óptica multifuncional, "exportando-se" programas entre canais. Ficou já estabelecido que algumas das novas rubricas serão igualmente emitidas na RTP 1, na 2 e na RTPi.
Um dos aspectos centrais da estratégia de integração é a informação. A RTPN vai ter mais espaços noticiosos e mais alargados, passando a dividir a produção entre a redacção do Porto - que integra os profissionais da extinta NTV e da RTP Porto - e a de Lisboa, que passará a ser responsável pelos noticiários entre as 14h00 e as 18h00 (a administração está a convidar 'pivots' a transferirem-se para a capital). O arranque da manhã, o "prime-time" e noite são feitos a partir do Porto, que garante ainda a realização dos programas de cariz informativo que integram a nova grelha.
De todos os novos produtos, o maior destaque foi ontem dado ao 4 X Ciência, um programa de debate conduzido pelos investigadores Alexandre Quintanilha, Nuno Crato, Sobrinho Simões e Teresa Lago, e mediado pela jornalista do PÚBLICO Andreia Azevedo Soares. Apesar do "risco", o entusiasmo dos responsáveis é evidente: "Já houve programas sobre ciência mas é absolutamente inédito trazer a antena um espaço regular de debate de temas científicos, com pessoas de mérito e valor que muitas vezes não são mediatizados por estarem fora de Lisboa ou do Porto", sublinhou o director da RTPN, José Alberto Lemos.
Igualmente inédito será o Hora de Baco, sobre vinhos. Os novos conteúdos, a maior parte dos quais de produtoras externas, incluem ainda um programa sobre viagens, com reportagens e documentários realizados por jornalistas da casa; música, culinária, um roteiro cultural, moda, desportos radicais, informática e noites. A nova grelha só ficará estabilizada em meados de Agosto, dados os condicionalismos da realização do campeonato europeu de futebol - o Euro 2004 merecerá um programa diário.
Com um orçamento anual de cerca de três milhões de euros, e com o objectivo de aumentar os "shares" de audiência dos actuais 0,9 por cento até aos 1,7 por cento na plataforma do cabo, a nova RTPN vai começar a ser promovida nos restantes canais públicos.
terça-feira, maio 25, 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário