sábado, maio 15, 2004

Arqueólogos pensam ter encontrado a Biblioteca de Alexandria

in DD
Uma equipa internacional de arqueólogos anunciou este sábado ter descoberto aquilo que acreditam ser o que resta da Biblioteca de Alexandria, considera o berço da ciência ocidental. Especialistas polacos e egípcios escavaram na região de Bruchion, no Mediterrâneo e encontraram o que parecem ser salões de leitura, ou auditoria.

A Biblioteca foi o centro do saber ocidental no Mundo Antigo. Lá encontravam-se obras de Platão e Sócrates, e foi o local onde foram feitas as grandes descobertas que levaram ao desenvolvimento na cultura e ciência modernas. Pensa-se que o edifício foi destruído por um incêndio, quando Julio César tentou conquistar a cidade.
Este sábado, os líderes da equipa de arqueólogos anunciaram a sua descoberta numa conferência de imprensa na Universidade da Califórnia. Segundo Zahi Hawass, presidente do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto, foram encontrados 13 salas de leitura, onde poderiam sentar-se até cinco mil estudantes. No centro das salas, adiantou o cientista, havia uma espécie de pódio elevado onde estaria o leitor.

«É a primeira vez que salões de leitura tão complexos foram descobertos num sítio arqueológico greco-romano no Mediterrâneo», acrescentou. «É possivelmente a mais antiga Universidade do Mundo», defende.

15-05-2004 15:57:21

Sem comentários: