quarta-feira, abril 08, 2009

em busca do pólo norte

Incrível ter consciência de que o Pólo Norte só foi descoberto há 100 anos. Tão pouco tempo de descoberta e em tão pouco tempo que a humanidade está perto de o destruir (a luta pela sua posse, entre Rússia, Estados Unidos, e afins já começou e vai ser aguerrida).


http://www.nightskynation.com/pics/earth-at-night-north-pole.jpg


A idade do degelo: Pólo Norte foi descoberto há 100 anos
Em 2008 foi dado o alerta: o Pólo Norte corria o risco de ficar sem gelo no Verão. As previsões não se materializaram, mas os cientistas acreditam que o prazo de validade da paisagem branca do Árctico está prestes a expirar. No dia em que se comemoram 100 anos sobre a descoberta do ponto mais setentrional do planeta, o PÚBLICO falou com dois portugueses que já estiveram na “Terra do Pai Natal”.
Das duas semanas que passou entre os esquimós Inuit na Baía de Hudson, a norte do Quebec, João Canário, investigador da Unidade de Ambiente Aquático e Biodiversidade do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (Ipimar), trouxe consigo a inquietação não só com a conjuntura delicada da natureza, mas também com a situação das comunidades que vivem no Círculo Polar Árctico. “Eles já estão a sofrer com o desaparecimento do gelo. São caçadores e pescadores, necessitam do gelo. Já não vêem os animais que costumavam ver e agora vêem outros que nunca viram… é preocupante”, contou o investigador.



"There is no higher, purer field of international rivalry than the struggle for the North Pole."
— Commander Robert E. Peary, "National Geographic," October 1904. --- in Bowdoin



A CORRIDA AO PÓLO NORTE
Russia plans military force to patrol Arctic as 'cold rush' intensifies 28 Mar 2009

Oliver Burkeman on the battle for natural resources in the Arctic
Abril 2008

Russia: Race To The North Pole - Radio Free Europe / Radio Liberty

Denmark joins race to claim North Pole - Telegraph

1 comentário:

João disse...

Olá. Sou o João da niticia. Atenção ao ler a dita que saiu um bocado detorpada da entrevista que dei.
Abraço.
João