domingo, janeiro 04, 2009

terra australis incognita *

Seguem-se uma série de factos relacionados com a Austrália, um país gigante e pouco explorado que fascinou muitos que por lá passaram (a Cristiana, a Deia - a única pessoa que conheço que foi lá duas vezes em menos de um ano - e a minha prima Ana) e que nunca visitei, infelizmente.


Sempre tive uma predilecção enorme por rumar para o lado oposto do planeta, a Sul. A Nova Zelândia sempre foi algo pertencente ao meu imaginário como algo desconhecido e muito cativante, o mesmo acontece com a vizinha, gigantesca e misteriosa Austrália. Um dos territórios maiores e menos explorados (começou a sê-lo muito tarde) pelo homem europeu.


Por cada km2 do imenso território australiano, existem 2,8 habitantes.

Trata-se do país do planeta com mais de 3 milhões de habitantes com menos índice de ocupação por km2.

Tem 21 milhões de habitantes que estão mais concentrados no litoral deste autêntico continente com quase 8 milhões de km2. É quase do tamanho dos Estados Unidos (que tem 300 milhões de habitantes) e do Brasil (com os seus 186 milhões de habitantes).

Tem quase o dobro do tamanho da União Europeia (que tem 494 milhões de habitantes) e tem quase o mesmo tamanho que a China (que tem tamanho semelhante aos Estados Unidos mas 1,323,324,000 habitantes.

A Austrália tem mais do que o dobro do tamanho da Índia, que ainda assim, é o segundo país mais populoso do mundo com os seus 1,103,371,000 habitantes - muito longe dos meros 21 milhões de australianos.

Comparando com o país, ou melhor, território autónomo mais habitado no planeta, que é Macau, a Austrália é um autêntico deserto. Macau tem 18196 habitantes por km2, contra os 2,8 da Austrália.



História muito recente
Austrália não é um nome dos ingleses, que dominaram e repovoaram o território muito recentemente. Vem do termo latim Australis, que significa austral, do Sul. O termo Australische foi utilizado pelos holandeses em 1638. Foi o navegador holandês Willem Janszoon que terá sido o primeiro europeu a avistar o território em 1606. O continente imenso chegou a ser denominado de Nova Holanda e só foi, que se saiba, circunavegado mais tarde pelo navegador inglês Matthew Flinders.
Os holandeses nunca tentaram colonizar o território, o que acabou por ser feito pelos ingleses. Inicialmente, no século XVIII, os ingleses fizeram de grande parte da Austrália uma colónia penal, para onde eram enviados os presos. Isso acabou no século seguinte. Os aborígenes sofreram em muito com esta colonização inglesa não só com as doenças infecciosas que afectaram muitos dos, julga-se, 350 mil habitantes nativos da altura, mas também por uma lei que obrigava a separar as crianças aborígenes dos pais, para serem "educadas". O recente filmes Australia foca este assunto em particular.
A Austrália só se tornou um país, sem ligações governativas ou judiciais directas ao Reino Unido em 1986.

O nome Austrália foi popularizado pelo livro escrito por este inglês intitulado A Voyage to Terra Australis, que data de 1814. O país também é intitulado por Aussie ou Oz.


* O termo terra australis incognita data dos tempos romanos e é referente aquilo que está a sul e era desconhecido. Esse foi o termo utilizado pelos europeus para um hipotético continente desconhecido a sul que aparecia inclusive em muitos mapas do século XV ao século XVIII. Terra Australis também chegou a ter o nome (a nível mundial) de Magallanica ou Magellanica, para definir a "terra de Magalhães", o navegador português que, ao serviço da coroa espanhola (infelizmente), partiu em descoberta do Oceano Pacífico e foi o primeiro a atravessá-lo, tendo descoberto centenas de ilhas e locais. Deu o nome ao mítico estreito de Magalhães, que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.

Curiosamente a noção de Terra Australis foi introduzida por Aristóteles, que acreditava que depois do Oceano Índico haveria terra.


Fontes: Wiki e Wiki.

1 comentário:

anDrEIA disse...

Estou a ver que andas fascinada pelo outro lado do mundo. Austrália é também intitulada por Downunder... dá uma espreita na letra da canção homónima dos Men at Work :)