domingo, setembro 14, 2008

há dinheiro em portugal




A julgar por esta reportagem do Público no edifício forte da Esegur, há dinheiro em Portugal! Viva! Pena ser fechado a sete chaves e só para alguns ou algumas empresas, neste caso. Mesmo assim é bom saber que ele anda por aí... mais ou menos.




O interior da maior casa-forte privada no país
Raquel de Almeida Correia - Público
À vista de todos, mas acessível a muito poucos, o maior cofre privado do país não dorme, nem sequer se arrisca a fechar os olhos por escassos segundos.Pertence à empresa de transporte de valores Esegur e foi concebido para guardar a fortuna das maiores empresas do país. Os 5.300 metros quadrados suspensos no ar abrem diariamente as portas a 40 milhões de euros.
Do exterior, perante um grande armazém de tijolo e metal, ninguém imagina o que as paredes de um metro de espessura escondem. Instalada numa zona industrial em Lisboa (escolhida pelas características rochosas do solo, que dificultam as tentativas de assalto subterrâneo, e pela distância em relação aos edifícios vizinhos), a casa-forte da Esegur é o porto seguro dos valores do banco BPI, da operadora móvel Vodafone, dos CTT e do grupo Sonae (proprietário do PÚBLICO), entre muitos outros.

No interior, tudo muda. Há portas blindadas, 300 câmaras de vigilância e dinheiro, muito dinheiro por todo o lado. Não há nenhum cheiro, cor ou textura específicos. Apenas uma brisa fria, que atravessa as diferentes salas. A ausência de janelas e o excesso de humidade obrigam a manter o ar-condicionado a baixas temperaturas. Talvez por isso (ou talvez pela dimensão, física e psicológica, do espaço) se sinta um arrepio na espinha ao atravessar a porta que lhe dá acesso.


Sem comentários: