sexta-feira, agosto 15, 2008

beijing :: o outro lado

Os Jogos Olímpicos têm tido alguns episódios caricatos, fora do que é a normalidade. Se existem várias queixas de atletas contra o alegado benefício dos árbitros aos atletas chineses, vimos ainda outros episódios:






Acho muito mal o COI ter tirado a medalha ao sueco. Tudo bem que está em final de carreira e qualquer punição seria infrutífera, mas a verdade é que o sueco venceu justamente e o título é dele - não deveria ser possível tirar-lhe o título a não ser em situações de doping.



COI tira medalha a Ara Abrahamian

Lutador sueco recusa medalha de bronze como forma de protesto
O lutador sueco Ara Abrahamian recusou a medalha de bronze que ganhou, hoje, no torneio de luta greco-romana, na categoria de 84 kg, em protesto contra uma decisão da arbitragem. O técnico de Abrahamian explicou que o atleta, bicampeão do mundo e medalha de prata em Atenas 2004, sente que foi afastado da final por uma decisão “política”. Durante a cerimónia de entrega de medalhas, Ara Abrahamian furou o protocolo e, irritado, tirou a medalha de bronze do pescoço, atirou-a para o meio do tapete e virou costas ao pódio. Agora pode ser castigado pelo COI.


--







O português Marco Fortes explicou da seguinte forma o afastamento dos Jogos Olímpicos à primeira: "O que as minhas pernas queriam era a caminha, era demasiado cedo para competir." O atleta do peso português mostrou o que outros atletas evidenciaram, foi para Pequim para se divertir e disfrutar... competir chateia muito as perninhas, que queriam era a caminha. Fortes disse mesmo "a todos os atletas aí em Portugal tentem vir aos Jogos porque isto é muito divertido". Venham todos para a excursão dos Olimpicos divertirem-se.
Outras atletas portuguesas, que ficaram nos últimos lugares nas primeiras qualificações de atletismo também se mostraram muito felizes com as suas participações, porque o mais "porreiro, pá" é ir passear para Pequim e ver aquele estádio bonito... lá por ficarem em últimos e nem se mostrarem com ambição nem espirito competitivo minímo, isso não interessa.




ACT: Ao contrário de alguns portugueses do atletismo que foram a Pequim passear, Ana Rente, no Trampolim, pode ter ficado em última (teve um pequeno azar e não terminou o último exercício), mas assumiu tristeza por querer fazer mais e mostrar mais. Mostrou ambição, embora seja a primeira presença portuguesa no trampolim feminino e ela seja muito nova.

--






Numa prova de Dressage, onde o que conta é o rigor e as habilidades simples do cavalo, o português Miguel Ralão Duarte viu, lá de cima, a sua égua sair por completo de controlo, mais parecendo uma égua de rodeo do que de Dressage.

Pequim2008: Dressage - Miguel Ralão desistiu porque Oxallys teve medo do ecrã video




--



Na ginástica olímpica ainda existem muitas suspeitas sobre a idade verdadeira das atletas chinesas. A idade mínima para a competição é de 16 anos (mais novo do que isso é considerado concorrência desleal, uma espécie de doping) e as chinesas, olhando para elas, de facto, parecem ter menos do que 16 anos - ao contrário das norte-americanas.






Meeting Chinese gymnast? Like jail visiting hour

BEIJING (AP)—For a few brief moments, it was as if a curtain had parted. We had one of China’s young—perhaps too young—Olympic gymnasts alone. Yang Yilin, through no fault of her own, has been one of the stories of these games because of questions about whether she and two other gymnasts on the Chinese team are old enough to compete. China insists they are, but that hasn’t erased the doubts that they may be under the minimum age of 16. Now we had our chance to find out more, to get a close-up look at this 4-foot, 11-inch figure of controversy, as she waited for her medal-winners’ news conference to begin.

2 comentários:

Gardunha disse...

Com mil coriscos!!!. Mas por que raio é que a "dressage" é uma disciplina olímpica? Não percebo. E eu que pensava que o tiro era o mais desajustado do evento que podia imaginar.

emot disse...

Ainda há o BMX, que também é uma modalidade olímpica!