terça-feira, maio 27, 2008

arquipélago bijagós

Rotas & Destinos

Quem acompanha a minha aventura pelos blogs sabe que sou grande fã de ilhas e todo o conceito que lhe é inerente. Apesar disso sou pouco experiente nessa matéria, já que duas visitas às Berlengas é a única coisa que está registada no meu "currículo" de viajante.

A Rotas & Destinos sugere uma visita ao arquipélago de Bijagós, na Guiné-Bissau, com as suas 88 ilhas, muitas delas desabitadas. Embora a sugestão pareça apetecível, os preços para lá chegar são avultados já que ainda não é uma zona pensada para o turismo e que não tem fácil acesso directo. Ora, isso acaba por ser mais um aliciante, menos para a carteira, mas para o espirito é!

Rotas & Destinos


Uma Praia para o Resto da Vida
Bijagós é um nome perdido na memória. Um arquipélago de ilhas misteriosas, praias perfeitas e um povo que vive ao ritmo das marés. Fica ao largo da costa da Guiné-Bissau e perpetua a magia da criação. Por Miguel Gomes da Costa

Existem ainda lugares no planeta que, abandonados a si mesmos, chegam aos nossos dias como que preservados pelo esquecimento, lugares mágicos cheios de encanto selvagem que nos esmagam com a sua pureza e simples existência. Tais lugares são raros, escondendo-se às margens das rotas do turismo, como templos naturais secretos, celebrando uma harmonia com a Mãe Terra há muito perdida no nosso mundo. São lugares que se abrem como portas e nos deixam vislumbrar outras culturas, outras crenças, outros tempos. São poderosos esses lugares, habitados por espíritos sagrados, florestas seculares e povos sábios na sua humildade. Felizmente, os caminhos para lá chegar são tudo menos óbvios, podendo facilmente assumir contornos inesperados e proporcionar verdadeiros momentos de reflexão.

Sem comentários: