sexta-feira, dezembro 07, 2007

frente-a-frente





No final da entrevista de RAP a Terry Jones, RAP pediu um autógrafo no seu livro A Vida de Brian e numa edição especial de DVD do mesmo filme.

Desafiei-os depois a responderem a estas questões. Não consegui terminar, mas fica aqui o resultado:

Tête-à-tête

Os Python para si são…
Terry Jones (TJ) Uma senha de refeição
Ricardo Araújo Pereira (RAP) São a nossa referência principal e também a de quase todos aqueles que vieram a seguir a eles.

Personagem preferida dos Monty Python
TJ
A que mais gostei de fazer foi Sviastoslav Richter, o pianista, que tocava o Concerto de Varsóvia, enquanto tentava fugir de 6 algemas e de um colete-de-forças.
RAP As minhas preferidas são aquelas que identifico quando vejo as pessoas em conversas do dia-a-dia. Por exemplo, quando o ministro iraquiano disse que não havia americanos em Bagdad, todos pensaram na personagem dos Python, Black Night. Depois há tantas coisas que me fazem pensar nas cenas da Inquisição Espanhola.

Filme preferido dos Python
TJ Sempre gostei da atmosfera do The Holy Graal. Achei que A Vida de Brian é provavelmente o melhor filme a nível de construção, mas The Meaning of Life tem os melhores momentos de todos. Quando penso em Python penso neste.
RAP A resposta do Mr Jones é a resposta oficial. É muito difícil escolher um, mas talvez A Vida de Brian seja o meu preferido.

O momento mais genial
TJ Eu adoro a canção Galaxy Song, do Eric Idle. Mas também gosto Every Sperm is Sacred.
RAP Não posso escolher um, são tantos....

Para si, algo completamente diferente é…
TJ
Açorda
RAP (risos) Estou tentado em concordar... açorda!

O humor é fundamental à vida porque…
TJ Tudo o resto é tão terrível
RAP Ajuda a tornar os problemas menos pesados, tornando-os mais humanos.
TJ Isso faz-me lembrar quando estávamos no Festival de Cannes com o The Meaning of Life, o jornal francês Liberàtion, tinha um suplemento com 100 reaolizadores a explicar porque filmavam. A resposta do Woody Allen foi: “os problemas horríveis que chateiam desde que decido fazer um filme, oucpam tanto a minha mente que que não tenho tempo para pensar nos horrores da existência” (risos).

A última vez que o grupo (Python e Fedorento) esteve reunido foi há…
TJ
Estivemos todos na abertura do Spamalot em Nova Iorque há uns dois ou três anos. Antes disso foi 1998, em Aspen.
RAP Ontem à noite...


As palavras são importantes porque?
TJ
Sem elas não poderia responder a esta pergunta
RAP Eu sou um péssimo mímico, por isso faço minhas as palavras dele

Livro perfeito para combater momentos de tédio
TJ Bem, Rupert the Bear. Só li durante os primeiros 12 anos da minha vida. Era um livro de banda desenhada muito agradável.
RAP Difícil... Road to Mars, de Eric Idle, por exemplo.

O momento mais importante da História mundial
TJ
Acho que a história é muito divertida. Nada muda. Temos César a ir invadir a Gaúlia para proteger os gauleses, mas quando acaba a operação já matou um milhão deles e escravizou outro tanto. Os americanos foram salvar os iraquianos, e acabam por matar um milhão deles.
RAP Como Mr Jones disse, todos os momentos da história são potencialmente divertidos.

O filme que o fez rir até às lágrimas
TJ
Alguns dos meus filmes de comédia preferidos são do Buster Keaton, mas não me fizeram rir até às lágrimas. O Feitiço do Tempo [com Bill Murray] fez-me rir imenso.

Frases para fugir a uma conversa maçadora
TJ ‘Tenho muita pena, mas o meu cão tem de ir cagar’ ou ‘tenho mesmo de me ir embora, senão ainda vomito o microfone’
RAP Eu costumo dizer, ‘o cão do Terry Jones precisa de ir cagar’.

Pensamento ou máxima brilhante e outra parva
TJ Democracia, responde aos dois. É uma ideia muito boa e inspirada, mas não resulta quando é usada com autoritarismo, como George Bush ou Tony Blair a usam. Fizeram o que queriam em nome da democracia.
RAP A inspiradora teria de escolher entre: “He’s not the messiah, he’s a very naughty boy [Ele não é o Messias, é um rapaz muito maroto]”, ou “We are no longer the Nights who say Nii [Já não somos os cavaleiros que dizem Nii] (risos). Até as frases estúpidas acabam por inspirar… até as frases burras do Bush inspiram... para a comédia.

Sem comentários: