terça-feira, agosto 28, 2007

cretinos à solta

"A afirmação de que nós negámos assistência médica não é verdade, porque a única assistência era o reencaminhamento da senhora para o local adequado"
médico Luís Rei, do Centro de Saúde da Lourinhã



Contrariando afirmações de bombeiros
Centro de Saúde da Lourinhã nega falta de assistência a grávida
O Centro de Saúde da Lourinhã assegurou hoje que foi prestada assistência médica à grávida que no domingo deu à luz numa ambulância a caminho do hospital, contrariando informações divulgadas pelos bombeiros.
"A afirmação de que nós negámos assistência médica não é verdade, porque a única assistência era o reencaminhamento da senhora para o local adequado", disse o médico Luís Rei, que nesse dia estava no Serviço de Atendimento Permanente.
Após ter sido solicitado apoio por familiares da parturiente — que estava sentada no banco traseiro de uma viatura de transporte de passageiros —, o médico e a enfermeira abordaram a mulher.
"Perguntei o estado de gravidez dela e a senhora disse que estava a ter contracções", assegura o médico, contando que "disse que ia chamar uma ambulância imediatamente".
O médico afirmou que o transporte de urgência "demorou um pouco mas chegou".
Segundo Luís Rei, não se justificava a entrada no SAP e o respectivo preenchimento de ficha clínica, dado o estado da grávida: "Não havia tempo a perder" e foi decidido fazer "transferência directa" para a maternidade do Hospital Distrital de Torres Vedras, "como acontece noutras situações em que há por exemplo politraumatizados", devido à falta de condições no centro de saúde para assistir ao parto.
Os bombeiros da Lourinhã assistiram na tarde de domingo a um parto a caminho da maternidade do Hospital de Torres Vedras e acusaram o Centro de Saúde da Lourinhã de ter negado assistência médica.
"É a segunda vez que um bebé nasce na ambulância porque há recusa do médico em assistir a grávida no centro de saúde", denunciou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, Carlos Pereira, que vai agora pedir explicações ao Ministério da Saúde, após concluir que não obtém respostas às questões colocadas pela direcção do centro de saúde.
Segundo fonte do hospital, a criança e a mãe encontram-se bem de saúde e receberam alta esta manhã.

--- in Lusa

Lourinhã: grávida dá à luz na ambulância depois de negada assistência médica

Sem comentários: