sexta-feira, fevereiro 09, 2007

um novo público


O novo Público já está disponível para consulta em PDF aqui.
Sensações iniciais
Primeiro é o choque pelo novo logo, que já conhecia há algum tempo, e pela disposição totalmente diferente.
Depois é reparar que há uma semelhança com o grafismo dos gratuitos (seja nacionais, ou estrangeiros) clara. Demonstra que esses jornais conseguiram aspectos gráficos mais eficazes e práticos e o caminho do Público é por aí, com a diferença de poder abordar assuntos de forma mais profunda.
É curioso, ainda, verificar que esta mudança gráfica significará uma mudança editorial inevitável.
Claro que como jornal pago e com outros meios, cronistas e objectivos tem as suas mais valias que justificam o preço - estou a presumir.

Mesmo assim, a nível gráfico está muito melhor. Mais leve, com fotos mais fortes e a cor traz outro nível. Os textos estão mais curtos e há maiores pontos de leitura, com caixas variadas. Claro que poderá não agradar, pelo menos no início, a alguns dos leitores mais antigos - eu próprio ainda estranho...

A nível gráfico, de forma geral, tem algumas semelhanças com o Destak, a nível de estrutura das caixas, das fotos, e dos textos mais longos está mais perto do gratuito Metro. Acho que está um jornal bem melhor, embora, me custe perder o antigo Público - com virtudes e defeitos (já demasiados a nível de grafismo). As assinaturas dos jornalistas são quase iguais às do Destak. Acho que os novos títulos vão permitir títulos mais criativos e menos longos e maçudos.

Foi o especialista do The Guardian que fez a mudança de grafismo e parece-me existirem muitos pontos de contacto com o jornal inglês (no P2 então, ui), mas tanto o interior como a capa, parecem-se mais com os gratuitos, acho. Talvez mais um sinal de que esses jornais que oferecem por aí mudaram muita coisa.

A nível de conteúdo notam-se novas páginas como a de Moda (em busca do público feminino), maior espaço para o Pessoas e fotos-legenda de tamanho de página. Nota-se maior interactividade com o site e os textos dos cronistas (que aparecem mais longe das páginas centrais) são mais pequenos, e ainda bem. Não gostei muito da disposição do editorial, a fazer lembrar o DN de outros tempos. Também não me parece que todas as secções que aparecem aqui sejam usadas todos os dias.

Boa sorte para o Público
(um jornal pelo qual tenho um carinho especial. Aprendi muito por lá com pessoas como o António Granado, Carlos Filipe (e toda a divertida secção de desporto), o super simpático e disponível Nuno Pacheco, Bruno Prata, Vasco Câmara, Vasco T. Menezes, Ana Sá Lopes, Helena Pereira - entre outros que me influenciaram indirectamente.)
PS: É curioso como o grafismo do novo desportivo gratuito, DD, é intragável... e os conteúdos são exactamente os mesmos que estão disponíveis nos sites no dia anterior. Têm uma redacção e colaboradores a perder de vista (basta ver a lista no jornal), mas não conseguem ter conteúdos próprios de jeito e de diferenciação, que seria normal para um jornal especializado em desporto, estranho (sim, há entrevistas esporádicas a pessoas de modalidades, mas poucos querem um jornal por isso)...

Sem comentários: