sexta-feira, outubro 13, 2006

ciclos de carros

Andar de carro por Lisboa pode ser resumido a ciclos. Existem os ciclos de horas de ponta, pela manhã e, mais caótico, ao final do dia. Existe o ciclo do almoço. As pessoas saem do trabalho e, claro, vão de carro almoçar, ocupando os lugares nas zonas residenciais do centro lisboeta - logo pelas 15h já começam a haver lugar nestas zonas residenciais. Existe ainda o ciclo incerto. Esse é motivado por fenómenos que os cientistas ainda não souberam explicar, são situações muito particulares. A uma hora especifica, imaginemos, 8h da manhã (hora de ponta), numa certa zona pode haver trânsito a perder de vista. A essa mesma hora, mas no dia seguinte, ou na semana seguinte, a mesma zona pode não ter um único veículo a perturbar o caminha. Acidente? Nop... apenas um fenómeno estranho... tipico de X-Files, ou não.

Para ser sincero, acho que não há nada pior que andar de carro na cidade. Tenho pena que os transportes públicos, nomeadamente o autocarro, não sejam mais agradáveis e competentes do que são. Tenho mais pena ainda que Lisboa não seja uma daquelas cidades onde é facilmente possível e promovido por governo e municipio andar de bicicleta ou motorizadas eléctricas, não poluentes. Adorava viver numa cidade assim!

1 comentário:

anDrEIA disse...

Também adorava viver numa cidade assim... seria tudo mais fácil e melhor p o ambiente =) Sejamos realistas, andar de bicicleta na Lisboa das sete colinas seria um verdadeiro desafio =)
Os ciclos de trânsito deixam-me louca sobretudo kdo demoras mais de 30m a fazer um percurso k fazes em 5 (leia-se 2ª circular!) e dp vens a descobrir k n há acidente nem avaria nenhuma... qual a razão da fila!?!? Mistéééérioooo