quarta-feira, março 29, 2006

conduto em alta

[Sobre a saída de Hélder Conduto da TSF e SIC, tenho a dizer duas intensidades distintas. A primeira, é que é um dos melhores jornalistas desportivos e, apesar da idade, tem uma maturidade que não se encontra em muitos dos mais velhos - admiro-o bastante -, a segunda observação é os problemas que a TSF irá ter agora, sem a presença de Conduto nas emissões, uma baixa de vulto a vários níveis.]

Helder Conduto no grupo RTP
O jornalista Helder Conduto vai trocar a TSF e a SIC pelo grupo RTP, onde será coordenador de desporto da estação televisiva e colaborador da rádio pública. Com 29 anos, Conduto estava há dez na rádio da Controlinveste, onde entrou como estagiário, e há seis como colaborador do desporto da estação de Carnaxide.
"O convite é muito aliciante, porque além de poder continuar a fazer televisão e relatos na rádio, propuseram-me funções de responsabilidade e um papel influente na equipa", explicou o jornalista ao DN.
Helder Conduto, que deverá apresentar-se apenas em Maio, diz-se "entusiasmado", mas opta pela prudência: "ainda não está nada oficializado, mas as coisas estão tratadas".
Para o director de informação da televisão, Luís Marinho, a contratação de Conduto "representa uma importante mais-valia para a redacção" da estação. "Ele é um grande profissional, jovem, e é um sinal de renovação da RTP", disse ao DN. Helder Conduto assumirá as funções de coordenador do departamento de desporto, cujo editor continuará a ser João Pedro Mendonça.
Também na rádio pública a chegada do jornalista ao grupo é vista com bom olhos. Paulo Sérgio, o subdirector de informação e homem forte do desporto da Antena 1, considera Conduto "um dos maiores, um excelente reforço, para juntar aos grandes valores" da emissora. "Conheço o Helder desde os tempos em que eu estava na TSF e ele é muito bom: evoluiu muito, é multifacetado e é um grande companheiro", disse.
Para Paulo Sérgio, "a Antena 1 está cada vez mais forte e vai continuar a trabalhar para chegar à liderança da rádio de referência em Portugal, não só no desporto".
(...)
Com a saída de Helder Conduto da rádio informativa, e depois da morte Jorge Perestrelo em Maio do ano passado, a TSF fica a contar apenas com dois relatores: o já referido Fernando Correia e João Ricardo Pateiro, da redacção do Porto

mais in DN

Sem comentários: