sábado, setembro 25, 2004

Galerias romanas abrem ao público por três dias


Este é um exemplo de ruínas romanas. Uma das civilizações mais influentes do mundo contemporâneo, que exponenciou o Cristianismo através da igreja católica e que sediou a modernidade e a busca por essa modernidade... que trouxe inovações e tristeza.

As galerias romanas da rua da Prata, em Lisboa, puderam ser visitadas pelo público ontem e podem ainda ser hoje a amanhã, numa iniciativa única este ano, destinada a assinalar as jornadas europeias do património.

De acordo com uma nota da Câmara de Lisboa, durante estes três dias, as galerias romanas poderão ser visitadas entre as 10:00 e as 13:00 e das 14:00 às 18:00, sendo as visitas gratuitas e orientadas por técnicos.
Esta é a primeira e última vez que o monumento é aberto ao público este ano, mantendo-se usualmente encerrado devido às más condições de acessibilidade.

As galerias romanas da rua da Prata foram descobertas na sequência do terramoto de 1755, opinando os arqueólogos tratar-se de um criptopórtico construído entre o Séc. I a.C. e o Séc. I d.C., contemporâneo de outros grandes edifícios públicos da então cidade de Olisipo.

Sem comentários: