segunda-feira, julho 19, 2010

tudo pelas ideias

 http://media.nj.com/stephen_whitty_on_movies/photo/inception-movie-review-leonardo-dicapriojpg-01c818d1f848f6b8_large.jpg

Estreia esta quinta-feira em Portugal o filme Inception (ou A Origem), com Leonardo Di Caprio e é do tipo que nos trouxe os últimos Batman, Chris Nolan. O conceito do filme (que ainda não pude ver) dá muito que pensar. Di Caprio mais não é do que um extractor de ideias. Consegue entrar na mente da maior parte das pessoas e extrair-lhes as suas melhores ideias e é quando sonham que estão mais vulneráveis a este espião da mente.
Ora, ainda recentemente vi um filme, Ágora, onde o mundo das ideias e a forma como o facto de, às vezes, elas não terem sido partilhadas na altura certa, pode ter consequências para a humanidade. A cativante, excelente e bela Rachel Weisz é a filósofa/astrónoma Hipátia. E o filme do espanhol Alejandro Aménabar defende a ideia que ela soube muitos séculos antes de Copérnico ou Galileu factos muito importantes da astronomia, mas foi morta por religiosos católicos antes de poder partilhar as descobertas.
Ou seja, foi conhecimento deitado pelo cano abaixo durante séculos e o próprio Carl Sagan (autor do saga documental Cosmos) acredita que se o conhecimento da biblioteca de Alexandria (destruída na mesma altura) e da própria Hipátia tem perdurado, hoje já teríamos ido a bem mais planetas e saberíamos bem mais do universo do que sabemos hoje.

AS NOSSAS IDEIAS. É nos locais mais estranhos que nos surgem as melhores ideias. O mundo seria, certamente, um local mais evoluído e interessante se muitas ideias obtidas na casa de banho, aquando do número 2, ou de um duche retemperador; ou no quarto mesmo antes de entrar no mundo dos sonhos; tivessem sido aproveitadas. Não é por acaso que foi quando caiu na casa de banho que o Doc Emmett Brown teve a brilhante ideia (na saga Regresso ao Futuro) de criar o Flux Capacitor - o mecanismo que tornou as viagens no tempo uma realidade, dentro da ficção, claro está.
Daí que sou daqueles que defende que deveriam existir mais e melhores mecanismos para gravarmos ou registarmos as ideias que temos neste tipo de locais, ou mesmo no trânsito, por exemplo. O iPad parece ser um bom meio termo mas não é suficiente. Os Netbooks também parecem ajudar, mas não chegam. Os gravadores de mão têm contingências, ou demoram a gravar ou não aguentam uma coisa insignificante como a água do duche. É possível fazer melhor. Tudo pelas ideias.

1 comentário:

Ca Delicious disse...

Inception é um grande filme =) vale mesmo a pena!