sexta-feira, julho 17, 2009

vespa vs. automóvel especial

Há automóveis que são diferentes. Têm uma condução, conforto, imponência, estabilidade, tamanho que fazem deles especiais e únicos. Este de que falo é um devorador da estrada ou do fora de estrada, seja que piso for. Os pneus largos, o tamanho e altura de SUV imponente e a aerodinâmica e postura de Coupé tornam-no numa espécie desportivo gigantesco das alturas. Agarra-se à estrada como poucos, passa por buracos e lombas sem se dar por isso, tal é a suavidade conseguida pela suspensão, pneus, etc...
O funcionamento interior, desde o posto de condução melhor do que a maior parte das poltronas, passando pelo funcionamento sequencial das mudanças ao centro e nas patilhas do volante extremamente intuitivas - uma só mão manobra o volante e reduz e aumenta as velocidades com facilidade - são tudo pormenores importantes e que fazem da experiência de condução incrível.

Curiosamente, lembrei-me de fazer uma espécie de comparativo, dentro dos limites do razoável, com uma scooter Vespa. O objectivo muito prático é evidenciar as vantagens da scooter no estacionamento e movimento citadino, sem conforto, facilidade de ultrapassar buracos e afins, gozo de condução, música e tanta segurança do automóvel; e as desvantagens da scooter fora da cidade, a insegurança, impossibilidade de velocidades mais elevadas, ausência de gozo incrível de condução, rapidez de movimentos a grande velocidade e em curva, incapacidade de lidar bem com irregularidades do piso ou mesmo com o fora de estrada... etc, etc, etc.
De um ponto de vista prático aqui vão alguns resultados.


BAIRRO ALTO & BARATA SALGUEIRO (Lisboa)
Manhã
Automóvel
De Benfica à zona desejada:
20/23 minutos

Tempo para estacionamento e chegada ao local desejado no Bairro Alto:
8 minutos (graças a não ser hora de ponta no estacionamento na zona); (com custo de parqueamento de rua)

Tempo para estacionamento e chegada ao local desejado na Barata Salgueiro:
15 minutos (com custo de parqueamento de rua) - não encontrando à primeira é preciso dar uma volta grande para voltar à mesma zona.

Scooter
De Benfica à zona desejada:
8/9 minutos

Tempo para estacionamento e chegada ao local desejado no Bairro Alto:
30 segundos.

Tempo para estacionamento e chegada ao local desejado na Barata Salgueiro:
30 segundos.


--
Os registos fora do centro urbano têm registos totalmente favoráveis ao automóvel, até porque a scooter Vespa, apesar de poder andar em auto-estrada por ter 125cc, é tudo menos aconselhável andar mais do meia dúzia de km com ela por lá, visto que a falta de sensação de segurança e dificuldade de condução é elevada.



Sem comentários: