sexta-feira, julho 03, 2009

cai teatro em london city

Ver uma bela peça de teatro com actores conhecidos do cinema deixa um sabor especial de momento único. Na verdade uma peça é irrepetível. Podemos ver um filme na sala de cinema e levá-lo pouco depois para casa em DVD.
Mas uma peça de teatro não se leva para casa para rever. Apenas se leva a recordação dela e da experiência, que facilmente é bem mais forte e único do que um filme. Sim, existem peças televisionadas, mas não só são muito raras (especialmente as boas) como não é a mesma coisa. Nesse sentido, é um verdadeiro presente que um actor nos está a dar ali, directamente e sem intermediários (tirando o importante papel do encenador, mas que já é passivo quando a peça fica em exibição).
Quando se tratam de actores que poderiam basear a sua carreira apenas e só no cinema, fica a sensação que, de facto, é uma paixão e uma forma de estar na profissão da interpretação de personagens. Repetir as mesmas cenas muitos dias seguidos aparenta ser difícil e aborrecido, mas depressa a ideia do aborrecido passa ao lado. Os imponderáveis e as pequenas mudanças são o aliciante, a reacção directa e sincera do público é outro e a possibilidade de limar, melhorar e saborear pequenos pormenores da interpretação deve ser bem maior.
Londres é capaz de ser a capital mundial do teatro. E sente-se essa vibração no ar, em West End ou noutros teatros épicos afastados dessa zona como o Old Vic. Cada zona tem o seu próprio teatro, curiosamente.

A paixão pela interpretação é grande no país de Shakespeare. Ainda hoje vi uma reportagem no programa da manhã da BBC, sobre um grupo de alunos adolescentes que fizeram um verdadeiro filme, com a duração de uma longa-metragem, e repleto de valor ao ponto de terem uma antestreia na escola e até irem vender DVD's (a componente de negócio cultural não falta).



1 comentário:

Sandroka13 disse...

Realmente teatro é uma coisa inesquecível. Você está falando das peças Winter Tale e Cherry Orchard? Eu gostaria de estar por lá para ver estas duas peças.