quarta-feira, maio 06, 2009

um jogo é jogo até ao final


Chelsea aos pés de Iniesta

Será a primeira final Barça-United na Liga dos Campeões. Messi vs. Ronaldo encontram-se em Roma

No futebol, como na maioria dos desportos competitivos emocionantes e que cativam maior número de adeptos, um jogo só está decidido quando o árbitro apita para o final. Isso mesmo se viu ontem à noite, em Stamford Bridge, onde até aos 92 minutos o Barcelona estava a perder graças ao golo de Essien aos 9 minutos e poucas oportunidades tinha criado.

No final do tempo regulamentar este texto poderia dizer: Chelsea reedita final inglesa do ano passado com o Man. United. Bastou uma assistência de Messi e um remate colocado, à entrada da área, de Iniesta aos 92 minutos de jogo para empatar a partida 1-1 e colocar o Barça na final de Roma – após o empate a zero na 1ª mão, o golo fora apurou os catalães.

A alegria de Pep Guardiola, que correu pela linha de jogo, contrastou com as lágrimas de adeptos do Chelsea. O clube londrino ainda lutou nos minutos finais e reclamou por um penálti (ao longo do jogo parecem ter ficado dois por assinalar a seu favor). Guardiola ainda esbracejou para que duas substituições fossem efectuadas de imediato. Mas o destino estava traçado e será o Super Barça, que ontem pouco se viu, a jogar com o United: Messi encontra Ronaldo na final.

Antes disso, um Barça sem Henry (não recuperou de uma lesão) voltou a encontrar um Chelsea com precauções mas maior poder ofensivo (Anelka esteve ao lado de Drogba). Os londrinos marcaram logo aos 9’. Essien aproveitou um ressalto e rematou de primeira, de pé esquerdo, num golo monumental que ainda bateu na barra.

O Chelsea entregou depois a posse de bola ao Barça e defendeu com “unhas e dentes”. Na 2ª parte, as melhores oportunidades foram do Chelsea – Drogba foi o mais perdulário. Já depois da expulsão de Abidal (não joga na final, tal como Dani Alves) surgiu o golo catalão.

Guus Hiddink, que reabilitou o Chelsea após a saída de Scolari, não conseguiu levar a equipa pelo segundo anos consecutivo à final da Champions. O holandês de currículo globetrotter e recheado de sucessos conseguiu apagar o Super Barça, mas um Barcelonazinho conseguiu trocar as voltas ao aparente destino de um jogo. A final de Roma está marcada para dia 27 de Maio.



Sem comentários: