segunda-feira, março 23, 2009

o que é que mourinho tem?

Os Mourinhos. Filho e pai.



A foto do dia no site do italiano Gazzetta dello Sport, intitulada Dottor Mourinho.




O burburinho em torno do doutoramento honoris causa de José Mário Mourinho (como o próprio se intitulou no discurso de agradecimento) foi mais do que muito. O longo directo da SIC Notícias foram exagerados e cairam dezenas de notícias sobre o assunto em rede. A verdade é que Mourinho e as suas opiniões sobre o futebol e o seu percurso foram exprimidos até ao tutano.
Houve a aula/conversa a alunos da sua antiga faculdade, a cerimónia, a conferência de imprensa, tudo momentos longos e carregados de perguntas. Ficámos a saber que Mourinho recorda com carinho os tempos do Barcelona, considera o FC Porto a sua melhor equipa de sempre, o Chelsea como o seu "filho" onde pôde estruturar o clube em torno das suas características. Tudo coisas que, uma vez ou outra já foram referidas. Imagino o cansaço no final de um dia destes, cheio de emoções e nervosismo, como o próprio Mourinho admitiu.


Em Itália, mesmo sem ele, continua a polémica. Agora o que está em causa são declarações no fim-de-semana em que Mourinho, ao que parece, terá indicado que há equipas em Itália que são comandadas pelos presidentes dos clubes. Não faltaram reacções críticas de treinadores italianos.
Outra das notícias do dia é o "boato" que Ibrahimovic estaria a pensar sair do Inter no final da época porque equipa não estava pensada para vencer a Champions, como já tinha admitido Mourinho. O técnico português veio a terreiro, em declarações à Sky Itália dizer que deve conseguir convencer Ibrahimovic a ficar, tal como convenceu Deco a ficar nos tempos do FC Porto, antes de vencerem a Liga dos Campeões.


Lições do dia:
Mourinho: «Alta competição permite desvios à ética»
«Não quero ser tratado por doutor José Mourinho», diz treinador
Mourinho sob fogo cruzado dos treinadores em Itália
Mourinho confia no F.C. Porto frente ao ManUtd e lembra 2004
Até onde está Mourinho disposto a ir na «batota»?
Mourinho na faculdade: «Não sou exemplo para ninguém»
Taça da Liga: «Tinha feito o mesmo que o Bento ou pior», diz Mourinho
Mourinho: «Entrei no futebol com um ano de idade»
Mourinho: «O F.C. Porto foi a melhor equipa que treinei»
Mourinho: «Em Portugal espera-me a velhice e a selecção»
Mourinho: «Não tenho palavras para manifestar a minha gratidão»
A cerimónia em vídeo
As fotos no Gazzetta dello Sport

Sem comentários: