domingo, fevereiro 15, 2009

lisboa e os carros

Há muita gente em Lisboa. Há muitos carros em Lisboa. É certo. Mas obras a mais cansa. Especialmente quando não há necessidade de incomodar as pessoas, mas se incomoda na mesma. Descer até à Baixa chega a ser um exercício complicado. Ontem à tarde as faixas centrais da Av. da Liberdade estavam encerradas e a circulação tinha de ser feita nas faixas laterais (uma de cada lado) esburacadas, cheias de semáforos e obstáculos.
Resultado: Filas intermináveis junto ao Marquês de Pombal para descer para a Baixa - o facto de não haver semáforos na zona do Marquês não ajudou. As razões? Estavam a pintar a separação das faixas, coisa que demorou a tarde toda (fazer de manhãzinha ou de madrugada não deveria ser opção...).
Outra curiosidade lisboeta no que diz respeito aos carros é a ausência de estacionamento para residentes. De Benfica à Baixa, passando por Arroios, Anjos, Alto São João e afins não há lugares suficientes ou em condições para os residentes.
Os estacionamentos existentes foram feitos há 60 anos atrás, altura em que a maioria das pessoas não tinha carro - considerado um luxo. As juntas de freguesia, câmaras, governos e afins nunca planearam decentemente as cidades para uma altura em que a maioria tem e depende do carro - que mais não seja para sair da cidade ao fim-de-semana. Por isso, estacionamento em passeios, descampados cheios de lama, e afins tornou-se uma necessidade.


Lisboa também é perita em buracos. Agora com as grandes chuvadas aumentaram em 100%. Vi buracos gigantescos que danificaram vários carros. Curioso como em zonas como em Oeiras um buraco chega a durar horas... passado um bocado os serviços da Câmara municipal já estão a tapar e arranjar. Em Lisboa anuncia-se passados uns dias que o município vai gastar 7 milhões de euros a tapar buracos - demora bem mais a tapá-los e os anúncios não ajudam a evitar danificar carros.


Ainda sobre o tema: O Público sentiu-se descriminado por não ser convidado para um almoço com a imprensa hoje. Seria para discutir as alterações, devido às obras, no Terreiro do Paço.


1 comentário:

anDrEIA disse...

Tou a ver que a nossa conversa no carro teve direito a post eheheh Realmente, Lisboa está minada de buracos... na estrada de Benfica perto do Blockbuster estão duas crateras enormes!