sexta-feira, janeiro 16, 2009

sai um 'leite maquilhadinho' na pastelaria de todos os dias




Ir à pastelaria de todos os dias não quer dizer que não venham desse hábito experiências novas. Recentemente uma amiga minha pediu na pastelaria de sempre um Latte Macchiato (sim, o nome é pomposo, mas não é nada de especial), que vem no próprio menu da pastelaria. A empregada com pouco tempo de "casa" e já na casa dos 50 e simpática em excesso responde assim: "concerteza, sai um leite maquilhado". Logo ali a expressão não fazia adivinhar nada de bom. Passado algum tempo chegam as torradas e o tal "leite maquilhado".
"Aqui está o belo leite maquilhado", diz a senhora. O que era? Era leite num copo, segundo a explicação da própria maga da invenção alimentar: "é leitinho com três gotinhas de café a maquilharem o leitinho".
Ora aí está o espírito do desenrascanço português ao mais alto nível. Alguém pede algo que não percebemos o que é, o que é que se faz? Pergunta-se o que é isso (que até está no menu)? Não. Inventa-se uma bebida nova! Isto é génio em exibição.

O leitinho com as três gotinhas de café teve de ir para trás, porque a minha amiga não conseguiu beber aquela invenção maravilhosa. Explicado o que era o Latte Macchiato, a senhora olha para o tecto, diz que isso não está no menu. Quando se mostra o menu com o dito cujo, a senhora diz com toda a certeza do mundo: "ah, isso não temos de momento". Pois, era ela a atender.

O tema dos empregados deste belo estabelecimento é um assunto que merece mais posts... há pano para mangas. Cá voltarei um dia destes... é que a senhora em questão tem um filho... que também trabalha na mesma pastelaria e julga-se o "melhor empregado de mesa de uma pastelaria do mundo". Mas isso vai ter de ficar para as cenas do próximo capítulo.


2 comentários:

margarida disse...

Mal posso esperar...
Esta é de antologia!

anDrEIA disse...

Esse episódio foi surreal... confesso que no início pensei que não tinha ouvido bem o que a senhora tinha dito: "ora ora um leite maquilhado... é maquilhar o leite com umas gotinhas de café..."
E que tal antes de ser admitida ter dado uma vista de olhos pelo menú, hein? é que assim como há leite macchiato, também há outras iguarias com café, natas e chocolate que tão bem fazem naquele sítio... digamos que, para evitar situações como estas, uma pessoa tem pouca ou nenhuma vontade de meter lá os pés, sobretudo com empregados que se acham o supra-sumo e o que não sabem inventam... E mais, quando não se desenrascam, saissem com o airoso: "Ahhh isso não temos, só no Verão"... Deplorável!
Confesso que o filho dessa tal senhora, consegue ser um pouco menos irritante pelo menos sabe o que é um leite macchiato e não se mete a supor o que seja... se bem que tem aquela irritante mania de colocar inho em tudo... BAHHHH ehhehe
Vejo-me obrigada a confessar que o melhor empregado é o brasileiro, que desempenha a sua função sem chatear ninguém, sem inhos ou suposições sobre o que possa ser um determinado produto da carta... eheheh