terça-feira, janeiro 27, 2009

registar na agenda quais os dias para não ir ao cinema

Tudo indica que a maior parte dos portugueses costuma ir ao cinema aos sábados. Não me lembro da última vez que fui ao cinema ao sábado. Ainda bem. Evitei a hora de ponta nos cinemas portuguesas. A última vez foi mesmo ao domingo à noite, altura em que a maior parte dos tugas (conheci na sexta-feira um italiano que nos chamava repetidamente tugas) quer é ficar em casa descansadinho a preparar-se mentalmente para o que aí vem na segunda: o temido regresso ao trabalho. Felizmente já há bastante tempo que me deixei desses domingos à noite onde se pensa
"raios, amanhã volta tudo ao normal". Agora os domingos é mais: "raios, tenho de levantar o cú da cama e almoçar porque daqui a bocado entro ao trabalho". Curiosamente acho que sempre me custou mais a primeira opção. Tem dias.


Portugueses preferem sábado para ir ao cinema
A Marktest divulgou recentemente os resultados relativos ao ano 2008 do seu estudo Bareme Cinema. Os dados mostram que, entre os residentes no Continente com 15 e mais anos, 2 481 mil costumam ir ao cinema. Este valor representa 29.9% do universo em estudo, mas apresenta uma grande diferenciação quando analisada a idade dos entrevistados. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 66.1% afirma ter o hábito de ir ao cinema, tal como 66.5% dos jovens entre os 18 e os 24 anos. Uma análise do perfil dos indivíduos que costumam ir o cinema mostra que 50.9% são mulheres, 68.3% são jovens com menos de 35 anos, 43.4% são estudantes ou quadros médios e superiores, 43.2% residem na Grande Lisboa ou Litoral Norte e 59.0% pertencem às classes sociais média ou média baixa.
O Bareme Cinema indica que o sábado é o dia preferido dos portugueses para frequentar salas de cinema. Os dados mostram que 33.8% dos inquiridos que referem ter o hábito de ir ao cinema afirma não ter um dia preferido. Mas os que indicam uma preferência optam pelo sábado - 28.1% dos espectadores do meio.
A sexta-feira é o outro dia mais referido, com 14.0% de preferências, seguido do domingo, com 10.1%. A segunda-feira foi referida por 8.3% dos entrevistados neste estudo, havendo ainda 5.6% deles que afirmou estar entre 3ª e 5ª feira o dia que preferem para assistir a espectáculos de sétima arte.

1 comentário:

anDrEIA disse...

Parece que somos uma excepção à regra... É raro enfiar-me numa sala de cinema ao fim-de-semana e quando o faço é numa das sessões da tarde, sobretudo se lá fora chove.
Gosto de ser diferente e sentar-me no escurinho do cinema durante a semana :)