domingo, janeiro 04, 2009

quando a arbitragem passa a ser o mais importante *

João Lopes, para além de um crítico de cinema exímio e de uma contemporaneidade impressionante, tem ainda o dom da análise social justa e em perspectiva daquilo que o rodeia. É um dom que tem tudo a ver com a foto inicial desde blogue, onde é possível ver o planeta Terra de fora, na perspectiva da Lua. Exemplo disso é esta análise sobre o mediatismo exagerado que uma decisão errada (na minha opinião) do árbitro mais frontal em Portugal, Pedro Henriques, num jogo com o Benfica deu durante mais de 15 dias.


"
Durante vários dias, um golo anulado ao Benfica no jogo com o Nacional foi tema insistente nos espaços desportivos das televisões, a começar pelos jornais das oito da noite. Resultado: a informação transformada em depressão colectiva.
(...)
Entre alarmismo e catastrofismo, há sempre quem consiga ver um sintoma de conspiração em tudo o que mexa. Por vezes, há mesmo um belicismo que justifica a pergunta: que é feito do prazer do jogo pelo jogo?
(...)
Que pedagogia mediática e social se está a exercer cada vez que se transforma uma decisão de um árbitro em pretexto para uma guerra de acusações e insinuações?"
João Lopes, in Sound + Vision


* O facto do campeonato português ter estado interrompido durante tanto tempo fez com que o último jogo do lamentável interregno de Inverno fosse o único que ficasse na memória durante tanto tempo...


Sem comentários: