segunda-feira, janeiro 05, 2009

lipinho explica o frio

O frio está a chegar, em força intensa. Quarta-feira, Lisboa, terá temperaturas máximas de 8 graus e mínimas de 1 grau, bem ao nível londrino. Já esta noite era possível ver o meu bafo a fazer "fumo" no frio, um dos fenómenos mais incríveis para o puto que fui (e que ainda sou às vezes) e que não faltou em Londres.

Porque é que vamos ter tanto frio nos próximos dias?
O especialista em geografia e professor mais dedicado do mundo, Lipinho Botelho, explica de propósito para este blog:

"Devido a uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, prevê-se para o território do Continente, tempo frio com céu pouco nublado ou limpo durante a semana."


Insatisfeito com a resposta, inquiri de novo o geógrafo Lipinho:
"Agora explica melhor porque é que a "massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas" está a vir para cá agora."


A explicação:
"Porque 'tens' um anticiclone centrado no Reino Unido, que tem uma circulação no sentido retrógrado que, por sua vez, está ligado a um anticiclone localizado na Sibéria de origem térmica, o que faz com que uma massa de ar muito seca e fria atinja toda a Europa e obviamente Portugal. Apesar de já vir enfraquecida devido a ter dificuldade em ultrapassar os Pirenéus e o Cantábrico [cordilheira em Espanha].
Para além disso, há uma depressão no Norte de Itália que também ajuda a que a massa de ar atinja a Península Ibérica pois tem um sentido directo."


Fiquei relativamente esclarecido... Obrigado Flipe.

Imagens ilustrativas enviadas:







Esta última (clicar para ver na totalidade) representa as temperaturas (reparem os -4º no Algarve) às 9h desta quinta-feira. Assustador.


3 comentários:

Anónimo disse...

Só quatro palavras: c'um catano Sr. Filipe!
:)

Anónimo disse...

Só quatro palavras: c'um catano Sr. Filipe!
:)

Anónimo disse...

"especialista em geografia e professor mais dedicado do mundo"

e muito boa pessoa, Sr. Filipe.
:)