sábado, janeiro 31, 2009

josé pinto de sousa :: freepór, cabala ou encobrimento?

O caso Freeport (ou Freepór, como diz o primeiro-ministro), continua a alimentar manchetes de jornais com alegadas suspeitas velhas mas que são frescas (não se sabiam):









- Assessora de Manuel Pedro confirmou pagamento de “luvas” a José Sócrates
Uma assessora de Manuel Pedro, da empresa promotora do Freeport, a consultora Smith & Pedro, disse em 2004 à Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal que durante o licenciamento do Freeport, houve o pagamento de “avultadas comissões”, incluindo ao actual primeiro-ministro, que terá recebido “400 mil” – sem que seja especificada a unidade monetária – noticia hoje o diário “Correio da Manhã”.

- Mãe de Sócrates comprou a pronto apartamento a “offshore” e declarou menos de 250 euros
A mãe do primeiro-ministro José Sócrates, Maria Adelaide Carvalho Monteiro [curiosamente não se chama Sócrates... que giro], comprou o apartamento onde reside na Rua Braamcamp, no centro de Lisboa, a uma sociedade “offshore” com sede nas ilhas Virgens Britânicas, e pagou-o a pronto num ano em que declarou menos de 250 euros de rendimentos, noticia hoje o jornal diário “Correio da Manhã”, que investigou o património da família do primeiro-ministro.

- E-mails trocados com a Freeport falam de subornos no licenciamento do “outlet”

- Ex-director da Judiciária demitido por este Governo diz ter dado prioridade à investigação do caso Freeport

- Ingleses não comentam "suspeitas infundadas" referidas pela PGR


Dossier Caso Freeport (Público) - Os tios de Sócrates no sector imobiliário - Os principais rostos do caso Freeport - As datas mais importantes - Porque é que o caso Freeport embaraça Sócrates, por José Manuel Fernandes








Posto isto, até agora nada indica que Sócrates é culpado seja do que for, a nível de corrupção no caso Freeport. Nada. No entanto, estas suspeitas veiculadas pela imprensa demonstram que (haja ou não perseguição ao primeiro-ministro por causa das eleições - o que não me parece inteligente já que a polémica Freepór de 2005 levou Sócrates a uma maioria absoluta), há coisas muito mal explicadas neste processo.

Infelizmente foi preciso ser a polícia inglesa a pegar no caso para elas virem a público. Parece-me claro, pelo que já li, que a polícia portuguesa fez (escandalosamente) vista grossa a grande parte de coisas descobertas pela investigação inicial.
Volto a repetir, até agora nada nos diz que José Sócrates é culpado seja do que for no caso Freepór.
Esclareça-se é tudo de uma vez por todas. Especialmente porque é que a polícia portuguesa não investigou convenientemente o caso (pelos dados novos que têm surgido vindos de informações com quatro anos); se há, de facto, alguém a caluniar o primeiro-ministro para ter benefícios políticos; se o primeiro-ministro, depois da famosa licenciatura digna de país de quarto mundo, foi ou não culpado ou de ter cedido a pressões (o que abona pouco em seu favor) ou foi ou não culpado de corrupção (o que o levaria para a cadeia).




PS: Porque é que todos os principais sites sobre José Sócrates (desde a Wikipédia ao Portal do Governo) aparecem com a designação "Este Web site pode danificar o computador." no Google? Sinisto. Parecem, de facto, poderes ocultos. >>> ACT: afinal há um bug a nível mundial que fez isso às pesquisas no Google.

Sem comentários: