quarta-feira, outubro 01, 2008

how portugal changed the world




Estou a ler o livro The First Global Village: How Portugal Changed the World, do jornalista britânico Michael Page e está-se a revelar uma leitura de tal forma entusiasmante que não consigo parar de ler assim que começo. Nem que fique até altas horas de madrugada acordado, é impossível ficar indiferente e não continuar a ler até ao fim do capítulo este relato bem escrito sobre os portugueses e o local onde Portugal foi edificado.
Já li bastante e só agora cheguei à parte sobre a ocupação árabe da Península Ibérica... D. Afonso Henriques ainda nem sequer era um projecto de embrião, quanto mais querer revoltar-se contra a mãe e fundar Portugal. É curioso verificar as diferentes influências que ficaram dos povos que passaram por cá...
Na verdade, os Lusitanos eram os habitantes iniciais. O "povo" deste canto da Ibéria, mesmo depois dos romanos terem destruido a organização lusitana, manteve-se sempre mais próxima desse génese Lusitana. Após a ocupação romana (os romanos foram, ao que se sabe, expulsos pelos próprios habitantes após muitos abusos) a Ibéria acabou por passar a não ter um governo definido, era o cristianismo / catolicismo que governava a maior parte das povoações. Depois chegaram os Visigodos, vindos da germânia, que tentaram dividir o governo da península com os católicos, mas pouco depois chegou a ocupação árabe, que perdurou na zona de Portugal por 400 anos e na zona do sul de Espanha por mais 250. No entanto, foi uma ocupação que satisfez a maioria dos habitantes da zona de Portugal, porque lhes dava mais liberdade. A ocupação árabe foi mais económica do que religiosa e rigída, o que lhes permitiu ficar tanto tempo nesta zona.



Sem comentários: