sexta-feira, outubro 17, 2008

descobertas e dúvidas históricas





O cinema tenta, muitas vezes, reproduzir factos históricos que se revelam até mais verdadeiros do que se poderia pensar. Nos últimos dias, arqueólogos italianos descobriram numa Roma que se pensava mais do que passada a pente fino no que diz respeito a zonas históricas, o túmulo do general que inspirou o filme o Gladiador.
'Gladiator' tomb is found in Rome


--

No sentido inverso, a história tal como a conhecemos também vai mudando. Sobre o dinossauro T-Rex, existe uma exposição em Portugal que procura evidenciar uma dúvida histórica/científica pouco conhecida. Se o T-Rex era um predador assassino ou necrófago (alimentava-se a animais já mortos)? A diferença é enorme no que diz respeito às características do animal, e se for a segunda opção invalida por completo a veracidade de filmes como o Jurassic Park.


Freeport/Exposição: "T-rex- Predador?" pergunta a visitantes se dinossauro era assassino ou necrófago
O Centro de Exposições Freeport inaugura a 8 de Outubro a exposição "T-rex - Predador?", que pretende responder à pergunta que tem dividido a comunidade científica, se o T-rex foi um assassínio mortífero ou um necrófago.
O Centro de Exposições Freeport inaugura a 8 de Outubro a exposição "T-rex - Predador?", que pretende responder à pergunta que tem dividido a comunidade científica, se o T-rex foi um assassínio mortífero ou um necrófago.
A exposição, sob a chancela do Museu de História Natural de Londres e do Museu Nacional de História Natural, apresentará modelos robotizados de grandes dimensões, construídos com as mais avançadas técnicas, e incluirá duas réplicas em tamanho real.
"Os visitantes serão convidados a reflectir sobre a verdadeira identidade do dinossauro mais temível do Planeta: terá ele sido um assassino ou necrófago - uma espécie de hiena dos tempos jurássicos? Para que possam dar resposta a esta questão, ser-lhes-á fornecida toda a informação científica disponível, preparada pelos prestigiados Museu de História Natural de Londres e Museu Nacional de História Natural, de Lisboa", refere o Freeport em comunicado. No final da exposição os visitantes serão desafiados a votar numa das opções científicas com base na informação disponível ao longo da visita.


Sem comentários: