segunda-feira, agosto 25, 2008

campeonato ou campeonatozinho?



O campeonato está de volta e já existem as primeiras polémicazinhas próprias da competição (o Sporting quis criar uma delas). É possível, desde já, observar que os árbitros continuam com muito respeitinho (até demais) quando se trata de arbitrar no Estádio do Dragão. O Belenenses perdeu com o FC Porto e dos minutos de jogo que vi tenho ainda a lamentar que uma equipa como a de Belém não seja mais atrevida.
Espero que os clubes mais pequenos da nova Liga Sagres não voltem ao passado: estacionar em todos os jogos o "autocarro" à frente da baliza e esperar que os grandes não marquem muitos. Até porque, sejamos lógicos: perdem tantos pontos ao perderem por um golo, ou por perderem por quatro. Por isso, se estão a perder, mais vale arriscar, sem medos. Vir para a frente quando possível, com calma e tentar chegar ao golo.
O Rio Ave fez um belo jogo hoje com o Benfica (que até jogou bem e merecia ter vencido). O Benfica de Quique Flores parece-me mais batalhador, organizado e capaz de criar oportunidades em terrenos difíceis e pequenos com equipas aguerridas como o Rio Ave, o que é de notar. Mesmo assim, não foi capaz de deixar para trás a malapata de começar mal o campeonato (já acontece há quatro épocas seguidas). O último ano em que o Benfica venceu no primeiro jogo foi... campeão.
O Benfica de Quique e Rui Costa ainda tem de crescer, solidificar posições e jogadores novos. Mas tem tudo para ser um forte concorrente ao FC Porto, que me parece mais fraco este ano (no meio campo pela ausência de Paulo Assunção e no dinamismo na direita, sem a dupla Bosingwa e Quaresma), embora com um novo elemento que faz a diferença no ataque: Cristian Rodríguez (o próprio Hulk parece-me um reforço útil). De resto, Lucho e Lisandro continuam de pé caliente! Como benfiquista espero que Mariano González continue a jogar... acho que é dos piores jogadores do FC Porto para a posição de extremo.

Venham mais jogos e emoções, mas com competitividade e equipas que querem vencer jogos, senão não vale a pena.


PS: PARA A SEMANA HÁ BENFICA-FC PORTO, SÁBADO, NA LUZ!


Sem comentários: