quinta-feira, junho 12, 2008

a novela do futebol ao mais alto nível *

O futebol parece-se cada vez mais uma curiosa e looooooonga novela brasileira ou mexicana. Ou então uma longa temporada da série Beverly Hills 90210, onde um grupo de amigos vai trocando de namoros uns entre os outros.
Para já aposta-se sempre nas caras mais conhecidas, que trocam de camisola com cada vez mais facilidade. Scolari vai para o Chelsea que pertenceu durante três anos a Mourinho. Lá vai encontrar três jogadores que treina actualmente na Selecção Nacional (Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Bosingwa). Fala-se ainda que Deco vai juntar-se a este grupo. Curiosamente, todos estes jogadores, excepto Bosingwa, foram treinados por José Mourinho no FC Porto e dois deles também no Chelsea. Scolari volta (como aconteceu no Euro 2004) a aproveitar-se do trabalho de Mourinho. Muito curioso e que mostra como o mundo do futebol de topo, cada vez mais, é muito pequenino.
Tal como uma qualquer novela, restam muitas dúvidas para a próxima época. Será que, agora com Scolari, haverá fuga de jogadores do Chelsea? Será que Mourinho vai conseguir criar uma boa equipa, contratar jogadores que realmente quer e conquistar títulos no Inter? Será que Scolari vai aproveitar a táctica de Mourinho no Chelsea, como aconteceu com Avram Grant?
Será que eu vou ganhar o Euromilhões e tornar-me no Roman Abramovich do Caldas Sport Clube?


Não percam os próximos episódios... porque nós... também não.





* 1. Não acho bem Scolari ter permitido o anúncio da ida para o Chelsea nesta fase do Euro 2008. Não beneficia ninguém, quer-me parecer.
2. A luta dos clubes em Portugal também poderá ser renhida este ano. O FC Porto, caso se confirme que não vai à Liga dos Campeões, pode sofrer com isso também no campeonato e perder jogadores importantes (já não tem Bosingwa). O Benfica tem novo treinador e ainda não conta com reforços de peso, embora a permanência de Rodríguez, por si só seja um reforço. O Sporting parece estar a construir uma bela equipa com Rochemback, Postiga, Izmailov e Grimi confirmados. Resta saber se João Moutinho fica (Miguel Veloso não faz muita falta).
3. O Barcelona está a mandar embora grandes estrelas que ainda vão acabar em clubes de meia-tigela e com dinheiro, está visto. Mesmo assim já gastou 70 milhões de euros em jogadores promissores e jovens e tem um técnico ao estilo de Paulo Bento no Sporting, treinava os jovens e agora treinará a equipa principal com jovens também (Guardiola).
4. O futebol é um fenómeno estranho. Conheço cada vez mais pessoas que não têm qualquer patriotismo (assim o dizem) e são grandes apoiantes da Selecção Nacional. E as loucuras que se têm visto na Suíça mostra que o futebol alimenta o desejo humano de apoiar algo com euforia e de vibrar com competição. Já não há guerras como havia antigamente (são diferentes) nos países supostamente mais desenvolvidos, pelo que as pessoas vêem no futebol o escape de se entreterem e de terem competição ligada à condição de ser português. É a "guerra" das nações, mas com menos violência e mais euforia.
5. As notícias em torno do futebol ganham a importância de uma grande guerra a acontecer num país durante este Euro 2008 (já antes tinha acontecido o mesmo). Ocupam páginas e páginas, minutos e horas, cada pormenor é esmiuado ao pormenor mais infímo. A publicidade estuda todas as formas possíveis de se "colar" ao Europeu. É o que se quer ler, ver e ouvir e é o que nos dão vezes sem conta. O enjôo atinge até a alma mais apreciadora de futebol. É demais, sem dúvida. E os exageros são constantes.
6. É fenomenal poder ver todos os dias belos jogos de futebol, embora se isto demorasse mais tempo não era vida para ninguém. Por muito que goste de ver futebol e torcer por uma equipa, gosto mais de jogá-lo.
7. A competição do Europeu ganha outro sabor se nos juntarmos à Liga Fantasy Football presente do site oficial do Euro. Podemos contratar jogadores e amealhar pontos. Depois, jogo a jogo, ir vendo os pontos que os "nossos" jogadores fizeram e comparar numa liga de amigos com os outros. Mais uma acha para a competição e a verdade é que tem sabido bem participar. Bela ideia Sérgio!
8. É curioso ver que no Europeu o futebol torna-se mais transversal. Vê-se cada vez mais raparigas (daquelas que nunca ligam à bola) a comentarem jogadas, a chamarem nomes aos jogadores adversários e a gritarem a cada oportunidade de golo de Portugal.


O futebol é o futebol, nada mais. Tal como o Europeu é futebol, nada mais. Uma competição/entretenimento que gera rios e rios de dinheiro e faz vibrar milhões de pessoas por todo o mundo.

A melhor capa dos jornais do dia de hoje é esta (porque demonstra dois países, no mesmo país, muito diferentes e com estados de espiríto distintos):



Sem comentários: