segunda-feira, junho 16, 2008

il mestre ha parlato

José Mourinho apoia Scolari no timing, na decisão de ir para o "seu" Chelsea e em mais umas coisas. Muito curioso o texto que saiu hoje no DN. Mostra um Mourinho aberto e com muito fair play como treinador, isto para com um treinador que orienta a Selecção Nacional e também é representado pelo seu empresário, Jorge Mendes.



APOIO TOTAL A SCOLARI
"O Portugal-Suíça é um daqueles jogos que detesto. Um já vencera o grupo, o outro estava afastado da competição; os nossos jogavam pelo prestígio e pela demonstração de poderio; os suíços pela dignidade e pela tentativa de um adeus colorido com pontos. E o resto? A tensão, a emoção, a agressividade, a essência da competição que verdadeiramente me apaixona? Onde estavam? Sem isto não me sinto atraído e por consequência o meu olhar vagueou entre os dois jogos disputados em simultâneo e o meu pensamento saltou para outros aspectos secundários mas que, neste enquadramento emocional, se transformaram em principais.

Scolari no Chelsea - Quem ousa criticar o seleccionador português? O jornalista que, perante uma proposta de trabalho fantástica, diria "não quero, amo muito o meu jornal e não estou interessado em mudar ainda que me paguem o triplo e ainda que seja profissionalmente um desafio diferente e aliciante"? O gestor de uma empresa que, ao ser abordado por uma superpotência, responderia "não, não, daqui não saio porque gosto muito de estar aqui"? Quem pode criticar a decisão de Scolari?

O 'timing' da notícia - Como podia um superclube como o Chelsea estar publicamente sem treinador durante mais tempo? Como poderia Scolari exigir ao seu novo patrão silêncio até ao fim do Euro? Nem pensar.

O que podia ter feito a Federação para que Scolari não saísse? - Nada. A Premiership e o poder económico do clube são fortes de mais para que a FPF pudesse argumentar.

Para mim foi tudo normal e ainda que vozes se levantem se Portugal for eliminado pela Alemanha (ou Áustria), penso que Scolari agiu naturalmente - tinha uma proposta melhor economicamente, um projecto desportivo enorme, a impossibilidade de adiar ou esconder a sua escolha. Será treinador do Chelsea a partir do dia em que o Euro terminar para Portugal, é o treinador de Portugal até ao final do Euro, quer ganhar hoje como queria ontem, não acredito que esteja a estudar inglês quando deveria estar a ver vídeos e a analisar a Alemanha. Pela minha parte, dou-lhe os parabéns pelo trabalho que aqui realizou e desejo-lhe muita sorte no "meu" Chelsea, que será sempre "meu" e estará sempre no meu coração... Excepto se o sorteio da Champions nos puser frente a frente.

Outro aspecto engraçado que me veio ao pensamento foi a lista interminável de jogadores que o "meu" Inter quer contratar. Incrível! Cada dia é um novo. Cada empresário que quer promover um seu jogador no mercado lá põe a correr que "o Inter quer fulano de tal". Cada clube que quer vender um jogador lá faz constar que "Mourinho falou com o jogador X". Cada jogador que quer renovar contrato e optimizar as suas condições lá deixa escapar que "Marco Branca ligou- me"... E confesso, eu que sou um profissional informado e rodeado de uma estrutura forte, que até há nomes que nem conheço... Pasmo quando leio que estou interessado num jogador do Burkina Faso e que pedira a Paulo Duarte que o contactasse! Pasmo quando vejo escrito que "Mourinho falou com Corretja, empresário de Xavi", quando eu apenas conheço um Corretja, o tenista.

Eto'o, Deco, Xavi, Quaresma, Mancini, Konko, Diarra, Gerard, Joaquin, Ashley Cole, Essien, Drogba, Carvalho, Lampard, mais um holandês e um francês... são nomes atrás de nomes, sem parar. Mais tarde, no final da história, vão aparecer uns a dizer que "não fui porque não quis, porque preferi ir para ali", outros com declarações do tipo "amo muito o meu clube e decidi não ir" e alguns a asseverar que não foram porque "não gosto muito da Série A e além disso em Milão o Inverno é frio" e ainda outros, mas estes menos, a alegar que não foram porque "não me pagavam o que eu queria".

Realmente, a imprensa desportiva do defeso está recheada de intermináveis histórias de tretas e recados! Menos mal que, enquanto há Euro, temos algumas páginas com factos reais e, claro está, entre tantos... algum nomezinho estará correcto.

Ah! É verdade, quase me esquecia. Portugal perdeu, mas tal como disse logo de início não gosto disto... Só a sério... Até lá, prefiro o Brasil-Argentina de quarta-feira e o Portugal-Alemanha (ou Áustria) de quinta. "

Sem comentários: