sexta-feira, junho 13, 2008

futebolíces :: o europeu :: frança-holanda


A selecção francesa é treinada por um dos treinadores mais irritantes, mal humorados e parvos de que há memória: Domenech. Curioso como esse mesmo treinador, a perder com a Laranja Mecânica (que está em grande forma e joga a um ritmo frenético mas também tem tido sorte), apostou para o ataque num dos piores jogadores do mundo (pelo menos neste jogo), um tal de Gomis. Uma miséria de jogador. Isto quando tinha Anelka * no banco!


Assim paga-se muito caro o facto de se começar o jogo a perder, claro.


Esta França não tem nada a ver com aquilo que foi (a vice-campeã mundial). Tem vários jogadores em baixo de forma e uns quantos novos que simplesmente não servem. Já nem falo em miseráveis como Gomis, mas Govou não é nada de especial e o jovem Toulalan é fraco (mediano, o que para a França antiga não serve). Malouda tem bons pormenores mas também não deslumbra, Sagnol é pouco rápido, pouco habilidoso embora não seja mau nos centros.


Depois há outro miserável, o guarda-redes Coupet não vale um chavo (pelo que se tem visto!


Evra é um belo jogador (que o parvo do Domenech não pôs em campo contra a Roménia), tal como Makelele, Gallas e Thuram. Henry não está na forma antiga mas continua perigoso e Anelka é um belo jogador, mas só entrou agora já para o final.


Depois há o melhor jogador francês da actualidade: Ribéry. Simplesmente fabuloso!!






Numa forma impressionante, mesmo com uma equipa a jogar a ritmo lento Ribéry leva a equipa para a frente, quase ao colo. É rápido, inteligente, com excelente visão de jogo, muito talentoso e o único francês digno de jogar na constelação de talento da selecção adversária: a Holanda.






O ataque holandês é simplesmente fantástico e espectacular, especialmente com espaço, o que acontece com mais facilidade quando se está a ganhar, o que tem acontecido desde muito cedo neste Europeu (com a Itália fruto de um golo irregular e contra a França de uma desatenção num canto).


Sneijder, Van Nistelrooy, Kuyt, Van Persie (suplente), Robben (suplente), Van der Vaart são jogadores incríveis. Mas depois, na defesa, ainda há a criatividade e o talento Van Bronckhorst e a experiência, qualidade e estrelinha de Van der Sar (que esta época já venceu o campeonato inglês e a Liga dos Campeões... o que diz muito). No banco e como treinador está um dos meus jogadores preferidos de sempre: Van Basten.






A Holanda, até agora, é a clara favorita para vencer este Europeu. Mas nada está definido... longe disso. Há-que contar com Espanha, Alemanha, Portugal... Croácia... Rep. Checa... Suécia...



CONTAS DO GRUPO C: Com a Holanda já apurada e em primeiro lugar, a Roménia tem dois pontos e está em segundo. Itália e França (com um ponto) para poderem seguir em frente têm de vencer o último jogo, em que jogam uma contra a outra, e esperar que a Roménia perca ou empate com a Holanda. Em caso de empate no França-Itália com golos e derrota da Roménia, segundo o Gazzetta dello Sport passa a Itália por ter mais golos. Em caso de empate a zero no França-Itália só passam os italianos se a Roménia perder 3-0. A Itália está em vantagem no goal average, mas a Roménia tem a faca e o queijo na mão...




* Anelka é daqueles avançados incríveis mas que parece jogar, agora que está mais velho e já passou por muitos sítios pouco prestigiantes depois de ter tido o seu auge, com displicência. Isso nota-se quando disputa alguns lances, especialmente nos decisivos. Notou-se inclusive na grande penalidade falhada na final da Liga dos Campeões, que deu a vitória ao Man. United (curiosamente falhou frente a Van der Sar...).

Sem comentários: