domingo, dezembro 23, 2007

eu, agnóstico

Ateísmo Contra as Igrejas, contra a religião, agora também contra Deus
José Manuel Fernandes
Einstein tinha anunciado a morte da querela entre a ciência e religião. Mas depois do 11 de Setembro e face à direita evangélica, os ateus são agora desafiados a sair do armário não só para combaterem as Igrejas e as religiões, mas para proclamarem Deus como mal absoluto
"Chegou o momento de nós, os iluminados, sairmos do armário." Foi assim que, em Julho de 2003, Daniel C. Dennett, um professor de Filosofia na Universidade de Tufts anunciou, num artigo editado no New York Times, o que estava para vir. E o que estava para vir era um regresso em força do ateísmo.
"O que é um iluminado?", auto-interrogava-se. "Um iluminado é alguém que tem uma visão naturalista e sobrenatural do mundo. Nós, os iluminados, não acreditamos em fantasmas, em duendes ou no coelhinho da Páscoa - nem em Deus." Os iluminados seriam ateus, não apenas agnósticos, teriam uma tradição que remontaria ao Iluminismo do século XVIII e ocupariam muitos cargos públicos, pois "não confiam que Deus possa salvar a humanidade das suas loucuras". Contudo, em especial nos Estados Unidos, como se recusam a assumir um "ateísmo agressivo", estariam condenados à "impotência política".





The God Delusion
The God Genome
God Is Not Great

Sem comentários: