terça-feira, setembro 11, 2007

râguebi

Imprensa estrangeira elogia Portugal

The Independent (Reino Unido): “A equipa de Frank Hadden [seleccionador escocês] não conseguiu fazer ao grupo português composto por advogados, veterinários e médicos, em Saint-Etienne, o que a máquina neozelandesa fez à Itália na véspera. Para Portugal foi um acontecimento de diversão e histórico: um ensaio, uma conversão e uma penalidade na estreia num Campeonato do Mundo. Apesar dos seus receios, ‘os lobos’ não foram nenhuns cordeiros enviados para um massacre.”

L´Equipe (França): “O resultado é pesado para Portugal que empregou muita energia. No barómetro de aplausos os portugueses venceram com larga margem. Nas bancadas só se ouvia ‘Portugal! Portugal!’. Antes do apito inicial os portugueses abraçaram-se para apreciar o momento. Enquanto se ouvia ‘A Portuguesa’ eles cantaram com tanta força que até dava para desfazer os maxilares. Os portugueses acabaram por fazer mais do que resistir. Se as contas estiveram correctas, nas primeiras 45 placagens até ao primeiro ensaio de Rory Lamont, os lusitanos deram-se ao luxo de não falharem nenhuma.”

The Guardian (Reino Unido): “Algo monstruoso aconteceu: Portugal marcou um ensaio. O ‘ponta’ Pedro Carvalho ficará para sempre na história do râguebi ao marcar o primeiro ensaio no Campeonato do Mundo para os portugueses. Portugal apenas tem um jogador profissional a tempo inteiro (Gonçalo Uva). O resto é uma mistura de médicos, advogados, veterinários e estudantes. Eles mal podiam acreditar no que lhes estava a acontecer quando chegaram ao relvado e toda a equipa cantou o hino com um orgulho fora do normal. Não houve o ‘estou a perder a minha compostura porque estou a cantar’ que tantos desportistas profissionais mostram nos dias de hoje ou mesmo o embaraço de não saberem as palavras. Foi honesto e veio do coração.”

Sem comentários: