sexta-feira, agosto 31, 2007

a guerra, à séria, começou!

[Quais irão sobreviver? Tal como quando começou a corrida à informação na net, muitos foram os projectos criados e muitos foram os que não sobreviveram. Agora, com a "febre" dos gratuitos, que impulsionou e deu novo ânimo à imprensa em Portugal (no que diz respeito ao interesse do público e do marketing e publicidade), começam a surgir como cogumelos, ninguém quer ficar de fora, especialmente nenhum grupo de comunicação!
Com o anúncio da Global Notícias (detém TSF, JN, O Jogo, DN) em criar um gratuito (homónimo) com conteúdos dos diversos meios, o Público (detido pela Sonae) não quis ficar quieto e juntou-se a outro jornal desportivo, A Bola (o Record fica fora dos gratuitos, para já), tal como outras potências e referências do Público a nível internacional já fizera: o New York Times e o El País, por exemplo.

Com o desaparecimento do Diário Desportivo, vejamos os gratuitos generalistas que existirão até ao final do ano (por ordem de chegada ao mercado), isto quando não existia nenhum diário gratuito ainda há quatro anos, apenas um semanal que era o Destak:

Diários generalistas
Destak (Cofina - inicialmente não era, foi adquirido)
Metro (Media Capital)
Meia-Hora (Cofina)
Global Notícias (Controlinveste - em Setembro)

Semanal generalista
Sem nome: Público/A Bola

Se virmos quantos diários generalistas pagos deste género existem em Portugal, diria o DN, JN, Público e Correio da Manhã. Dá que pensar...]



PÚBLICO e "A Bola" lançam semanário gratuito
O PÚBLICO e "A Bola" vão lançar, até ao final do ano, um jornal semanário gratuito. O projecto está a ser desenvolvido entre as duas empresas e partilhará recursos humanos e logísticos, para além de conteúdos dos dois jornais.

Sem comentários: