quinta-feira, agosto 16, 2007

elvis morreu há 30 anos

[Recordo-me, na minha infância/adolescência de ver documentários sobre o Elvis na TV e ficar fascinado com o estilo, a voz, a poupa. Do Elvis só gosto mesmo da parte inicial da carreira, sem muitos e grandes cachuchos, nem roupas estravagantes e um penteado e patilhas demasiado exageradas, tal como mais gordo fruto dos medicamentos que passava a vida a tomar.]


30 COISAS QUE AINDA NÃO SABE SOBRE ELVIS - in DN
São 30 factos, pequenas curiosidades ou idiossincrasias. Uma por cada ano que passou desde a morte de Elvis Presley, a 16 de Agosto de 1977. Recorrendo a várias fontes - nomeadamente à Internet Movie Database (IMDB), ao jornal The Independent e a vários artigos da Wikipedia (entre eles a especializadíssima subsecção ElvisPedia) -, quisemos construir um retrato em fragmentos do cantor.

1 Gémeo. O irmão gémeo, Jesse Garon Presley, morreu no parto. Elvis nasceu 35 minutos depois.

2 Religião. Elvis usava ao pescoço um fio com o símbolo hebraico Chai ("viver") e uma estrela de David. Explicação? "Não quero deixar de entrar no Paraíso por uma questão técnica", dizia.

3 Equipa. Os colaboradores mais próximos eram conhecidos como "Mafia de Memphis" e Elvis deu a todos eles anéis iguais, em ouro e diamantes. Tinham um relâmpago e as letras TCB, que supostamente queriam dizer "Take Care of Business" (toma conta do negócio). O próprio "Rei" foi sepultado com um anel desses no dedo.

11 Beatles. Em 1965, a única pessoa que os Beatles queriam conhecer nos EUA era Elvis. Encontraram-se e passaram uma tarde agradável. Os Fab Four eram grandes fãs dele. Cinco anos depois, Elvis disse ao presidente Nixon que eles eram "muito antiamericanos" por consumirem drogas e protestarem contra a Guerra do Vietname. Sugeriu mesmo que fossem proibidos de entrar nos EUA.
12 Peso. Em 1960, depois de sair do exército, pesava 77 quilos e nunca esteve tão magro.Quando morreu, tinha chegado aos 118 quilos.
(...)















--
A FASE FINAL DE ELVIS
(a voz já não tinha a mesma qualidade)

Elvis Presley's Last Performance

Elvis was the King of Rock and Roll and this is one of his last performances. He died just 6 weeks later at the young age of 42. The medication he was on caused him to gain a lot of weight - but the talent he had remained with him until the end.
This was a touching performance of Unchained Melody.

VER VIDEO AQUI

1 comentário:

Magui disse...

Elvis foi e será o único.Foi tão grande que sua vida musical é dividida em três fases.Ao voltar do exécito ele não quis ser mais o cantor de rock apenas mas universal.Na última fase gravou centenas de músicas antológicas e apresentou-se mais de mil vezes no palco com carisma, criatividade, alegria .Hoje é referência de muitos cantores que se pautam no relacionamento com as fãs, na generosidade com o próximo. Elvis foi o maior artista do século vinte.