sexta-feira, julho 27, 2007

morrison fora da banheira

[Já tinha ouvido falar nesta teoria e neste livro, mas o Nuno Galopim expõe bem o que o livro conta. Como grande fã de Morrison e das suas letras, a notícia não passa ao lado]


Jim Morrison poderá ter morrido fora da banheira*
A morte de Jim Morrission foi o episódio definitivo na construção de um verdadeiro mito. E durante anos o mito vivia do relato de um corpo encontrado a 3 de Julho de 1971 numa banheira de um apartamento no número 17 da Rue Beautreills, em Paris. Sem prova de eventual crime, o corpo não foi autopsiado. E pouco depois colocaram-no a repousar no cemitério de Père Lachaise... Muitas hipóteses foram levantadas, mas nunca uma certeza afirmada. Apenas a "oficial": morto por ataque cardíaco. Agora, as declarações de um antigo empresário da noite mudam o cenário. Fala-se, frontalmente, de uma morte por overdose de heroína. E longe da mítica banheira...
Grande amigo do vocalista dos Doors, Sam Bernett acaba de publicar o livro The End: Jim Morrison, um conjunto de memórias na primeira pessoa que mudam muito do que até aqui se pensava sobre os últimos dias do cantor. Da sua morte diz que teve lugar num clube nocturno, por overdose de heroína.
No seu livro, Sam Bernett revela que Jim Morrison terá morrido na casa de banho do Rock'N'Roll Circus, um clube na margem esquerda do rio Sena. Bernett diz que o cantor terá inalado heroína, morrido em consequência de uma overdose e que terá sido encontrado com espuma e sangue a sair da boca, sentado na retrete da pequena casa de banho. Estaria dobrado, de braços caídos e cabeça entre as pernas.

(...)


Suspeitas antigas. Esta não é, todavia, a primeira vez que a morte de Jim Morrison é atribuída a uma overdose. Em 1991, no livro Wonderland Avenue, Danny Sugerman (segundo manager dos Doors e autor do célebre livro Daqui Ninguém Sai Vivo, de 1980), relatava um encontro com Pamela Courson pouco depois do regresso desta aos EUA. Nessas páginas, levantava-se, segundo o relato da companheira de Morrison, um cenário de morte por overdose de heroína. Todavia, até à sua morte, em 1974 (também com uma overdose de heroína), Pamela deu testemunhos contraditórios sobre os acontecimentos em Paris. Chegou a dizer que ela tinha morto Jim ou, pelo menos, dado a entender que teria morrido por sua culpa.
mais in DN



* este deveria ser o título do DN

Sem comentários: