sábado, julho 28, 2007

futebol português, o que mais vende e mais caro

O JN fez aquilo que eu já tinha pensado fazer e que com a saída de Simão ganha contornos ainda mais curiosos.

132
milhões de euros


Venda de jogadores rendeu mais de 132 milhões
Nunca, como agora, o futebol português teve um defeso tão lucrativo no saldo entre as exportações e importações de jogadores. Dois meses e meio depois do final da época passada e a pouco mais de um mês do fecho do mercado, os clubes nacionais, com natural destaque para os três grandes, já transferiram 60 jogadores para o estrangeiro, por um preço total de 132,5 milhões de euros.
A Portugal, já chegaram 104 contratações, sendo que F. C. Porto, Sporting e Benfica gastaram até agora 36 milhões. Contas feitas, a balança comercial apresenta um lucro actual anda à volta dos 100 milhões de euros, um número que bate todos os recordes e que serve para atenuar a crise financeira que se vive no futebol português, mas que também comprova a incapacidade das equipas lusas na hora de segurar as maiores vedetas.
Já definido como o campeão europeu das vendas, o F. C. Porto tem brilhado no mercado, à custa das transferências milionárias de Anderson para o Manchester United (31,5 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre pago por um jogador da Liga portuguesa), e de Pepe para o Real Madrid (30 milhões, até agora a mais cara transferência do ano em Espanha, capaz de superar até a de Henry, do Arsenal para o Barcelona).

Sem comentários: