domingo, junho 17, 2007

coliseus de lisboa


INTERIOR DA SALA DO COLISEU DOS RECREIOS

Aspecto do novo Colyseu de Lisboa / desenho de Condeixa, gravura de D. Netto. - 1 grav. : p&b In: Revista illustrada. - Lisboa. - Ano 1, n. 10 (31 Agosto 1890). - P. 117

"Inaugurado em 1890, o Coliseu dos Recreios assumiu-se sempre como uma sala de espectáculos popular, estabelecendo preços baixos e apresentando espectáculos de diversos tipos, entre os quais a ópera (poucos anos antes, em 1887, tinha aberto ao público um outro Coliseu, na Rua da Palma, no qual também funcionaram companhias de ópera mas que teve uma vida muito mais efémera). O Coliseu evidenciou-se especialmente no campo da ópera durante a Primeira República, constituindo então uma alternativa ao S. Carlos: em Dezembro de 1916 estreou-se uma companhia, organizada por Ercole Casali, da qual faziam parte Elvira de Hidalgo e Tito Schipa, e a partir daí cantaram no Coliseu nomes como Alfredo Kraus, Antonietta Stella, Carlo Bergonzi, Elena Suliotis, Fiorenza Cossotto, Joan Sutherland, Piero Cappuccilli, Tito Gobbi ou Tomás Alcaide. Entre 1959 e 1981 os espectáculos líricos passaram a ser organizados em colaboração com o S. Carlos, oferecendo a possibilidade de ouvir algumas das grandes vozes que vinham a Lisboa por preços acessíveis. Mais recentemente o Coliseu tem sido visitado por companhias estrangeiras que apresentam pequenas séries de espectáculos."
CINEMA EM PORTUGAL
Foi em 1896, no dia 18 de Junho que se realizou a primeira exibição cinematográfica em Portugal, no extinto Coliseu da Rua da Palma, em Lisboa.

Sem comentários: