domingo, abril 22, 2007

séries nacionais no futuro do audiovisual português?

As séries de televisão norte-americanas de qualidade estão a inundar a televisão portuguesa em horários decentes e como alternativa às tardes de fim-de-semana repletas de filmes (a maior parte repetidos vezes sem conta). Ainda bem e tem uma explicação que vem dos Estados Unidos, onde canais de cabo como a HBO apostaram na qualidade e na inovação e deram-se bem, arrastando outras televisões consigo.

O que espero, no futuro, é que tal como as telenovelas brasileiras têm dado lugar (e completando-se) às telenovelas portuguesas, as séries norte-americanas e o sucesso que têm por cá, possam permitir séries portuguesas de qualidade (e não me refiro àquelas históricas) e que conquistem público. É preciso arriscar e dar oportunidades, tentando que o público se vá habituando. Claro que os meios norte-americanos serão sempre difíceis de bater, mas o objectivo não é de superá-los, mas sim de chegar perto, dando ficção nacional apetecível aos portugueses.

O ípsilon desta semana tem um artigo muito pertinente e curioso sobre o assunto das séries de tv norte-americanas, do Miguel Gaspar e da Joana Amaral Dias.
A revolução está a passar na televisão
93.102 DVD vendidos no início de 2007
Isto é a idade de ouro da televisão?

RTP1 estreia hoje série de época «Conta-me Como Foi»

Nate Fisher, Sete Palmos de Terra




Sem comentários: