quinta-feira, abril 26, 2007

mundos novos por descobrir...

Encontrado planeta como a Terra

[Seria impossível este assunto escapar a este blog... infelizmente demoraria uns milhões de anos à sonda Voyager chegar a este planeta, que fica a 20 anos-luz.]

Descoberto outro planeta habitável além da Terra
Encontrado planeta como a Terra
Depois de anos de buscas e sonhos é finalmente descoberto um astro que poderá ter água à superfície e em estado liquido. Logo a possibilidade de existir vida está a ser levada em conta.
O planeta descoberto e ainda sem nome orbita a estrela Gliese-581 a 20 anos-luz da Terra e está localizado na constelação de Balança.
Isto quer dizer que uma nave teria de viajar constantemente à velocidade da luz durante 20 anos para lá chegar. Infelizmente a velocidade da luz são 300 mil quilómetros por segundo e ainda que os tripulantes mais novos fossem substituindo os mais velhos, não existe nem está perto de existir um material que resista a um atrito tão forte.
De volta à realidade. Este é, segundo os astrónomos, o planeta alguma vez descoberto que apresenta mais semelhanças com a Terra. Isto quer dizer que se trata de um astro rochoso e que poderá ter água à superfície.
A descoberta que já pôs a comunidade científica a sonhar foi feita recorrendo ao potente telescópio Eso instalado no topo do deserto de Atacama nos Andes chilenos.
A Super Terra. Stephane Udry do observatório de Genebra acredita que as baixas temperaturas do planeta, poderão ser favoráveis à existência de água no estado líquido, o que aumenta as probabilidades de haver vida.

Sem comentários: