sexta-feira, fevereiro 09, 2007

welcome to the united states


"Em caso de dúvida deve-se votar Não porque é a opção da certeza, de que se salva uma vida. O Sim é destrutivo. (...) O Não é uma decisão de futuro, o Sim é de passado, quando não havia informação. O Não é a decisão justa e baseada na ciência actual, o Sim é de mentes arcaicas".

Quem o diz é a porta-voz do movimento pelo Não. Uma pergunta (mais uma para além daquela que uns respondem sim e outros não e outros nim), de onde vêm estes comediantes repletos de ironia?

O programa de Júlio Machado Vaz sobre sexualidade na Antena 1 foi cancelado pela RDP, porque o autor ia falar sobre a despenalização do aborto e iria dizer a sua opinião, que é favorável ao sim. A administração sugeriu que o autor do programa (que não é um programa jornalístico, mas sim de autor) falasse noutro tema. Como Machado Vaz recusou-se, foi cancelado o programa com justificação de que não cumpria os requisitos para o meio de comunicação de serviço público.
Um acto de censura profundo e muito grave relativamente a um programa de autor, onde cada um é livre de dar a sua opinião. Júlio Machado Vaz dá todos os dias a sua opinião profissional e pessoal naquele programa, mas esta semana foi impedido de o fazer. É exactamente a mesma coisa que a RTP cancelar o programa de Marcelo Rebelo de Sousa porque ele defendeu a sua posição sobre o aborto, ou cancelar o programa dos Gato Fedorento porque também fez considerações pessoais sobre o aborto.

Enfim, Diz que é Uma Espécie de Portugal... livre e sem Exame Prévio.

Sem comentários: