sexta-feira, outubro 13, 2006

sugestão pipi

Sonetos Luxuriosos

Pietro Aretino
A Guerra & Paz publica uma das obras-primas do Renascimento, os “Sonetos Luxuriosos” de Pietro Aretino. Estes poemas foram escritos para acompanhar desenhos de Giulio Romano, em que o pintor mostrava “sedici modi”, isto é, dezasseis admiráveis quadros com as diferentes posições em que os amantes consumam a sua paixão.
Perseguido pelo Vaticano, Aretino viu essa sua obra proibida e destruída. Só uma das gravuras tem hoje pública visibilidade e circulação, a da primeira posição que o livro apresentava, dela se tendo conservando um exemplar no British Museum. No entanto, na colecção privada da Biblioteca Erótica de Gérard Nordmann foi, mais recentemente encontrado um exemplar completo – presumivelmente o único existente – cujo valor se estima em cerca de 300.000 Euros.
A “Guerra & Paz” optou por publicar a tradução do poeta brasileiro José Paulo Paes. Nesta edição bilingue seguimos fielmente, até pela qualidade do trabalho original, as escolhas – ordem dos poemas, respectiva numeração e necessárias notas – adoptadas por José Paulo Paes na edição publicada no Brasil pela Companhia das Letras. --- in Guerra e Paz

Sem comentários: