sexta-feira, outubro 13, 2006

o mal da tuberculose

[A minha colega de secretária Carla Mendes, escreve hoje para o Correio da Manhã um artigo importante, esclarecedor e claro, sobre a problemática da tuberculose. Ela escreveu para o suplemento sobre a tuberculose, editado ontem pelo ex-presidente Jorge Sampaio (mandatário das Nações Unidos para a doença que tem dois milhões de infectados no mundo e que mata uma pessoa, a cada 15 segundos. No momento em que escrevo isto já morreram 6 pessoas de tuberculose...]

STOP Tuberculose
A tuberculose existe mas tem cura
Portugal é o país europeu onde há mais novos casos de tuberculose. Para combater a doença foi pedido apoio a peritos internacionais. Mostrar que o tratamento é fácil ajuda. Marçal Grilo e Carlos do Carmo contam como se curaram mais à frente neste trabalho.

Não têm tosse, febre ou falta de apetite. Não emagreceram subitamente, não estão apáticos, mas vivem com o bacilo baptizado com o nome de quem o descobriu (Koch), responsável por uma doença que o Mundo esqueceu: a tuberculose. Em Portugal, são dois milhões os infectados com as bactérias. Muitos sem saber que as têm, muitos que nunca vão desenvolver tuberculose, mas que constituem um reservatório natural do bacilo. A estes juntam-se outros: 3500 novos casos da doença por ano, cerca de 200 que não lhe resistem e acabam por morrer.
Portugal apresenta das maiores taxas de novos casos da União Europeia. A afirmação é confirmada pelos dados: 31 por 100 mil habitantes, em 2005, para uma média europeia de 12,8 casos pelo mesmo número de pessoas. Em termos de notificações, a incidência nacional só é suplantada pela dos três países do Báltico: Lituânia (73), Letónia (69) e Estónia (45). Números que motivaram um pedido de apoio à Organização Mundial de Saúde (OMS). “Reconhecemos que a história da luta contra a doença em Portugal não é de sucesso. Por isso, pedimos a especialistas nacionais e estrangeiros para analisarem a situação e vamos solicitar à OMS que envie uma equipa de peritos para ver os nossos trabalhos e fazer um diagnóstico preciso”, conta Francisco George, director-geral da Saúde.
por Carla Marina Mendes, mais in Correio da Manhã

Um conjunto de artigos sobre o tema impressionante (matéria de livro):
A tuberculose, uma doença esquecida
Mensagem sobre a luta contra a tuberculose para o Correio da Manhã
Epidemia
A tuberculose pode afectar ricos e pobres
Parecia uma folha de papel e a minha cara era um susto
Pergunta e Resposta
Um dia no último sanatório
Enfermeira reformada trava doença no bairro do Prior Velho
Voluntários controlam toma de medicamentos nos bairros
A epidemia que vem do passado
A viagem do bacilo pela via da imigração
A aliança fatal com a sida
Tuberculose 20 vezes superior nas prisões
Os anos negros da peste
E a cura aqui tão perto
Tratamentos a custo zero
Tuberculose? Misericórdia, Senhor!
A minha tuberculose
Como os hospitais lidam com os doentes
Multi-resistência causa alarme
O olhar da ONU sobre as desigualdades de desenvolvimento
A doença nas artes
Tuberculose: a solidariedade e o interesse nacional
Com financiamento, empenho e vontade, a tuberculose será passado
Declaração
Uma missão que salva vidas
CM em iniciativa pioneira
Um dia como Director do CM
Uma edição muito especial
História mais triste

Sem comentários: