quinta-feira, junho 15, 2006

revoltante, impressionante...

EUA: desviados mais de 793,5 M€ do apoio a vítimas furacões
Mais de 1.000 milhões de dólares (793,5 milhões de euros) de ajudas federais foram fraudulentamente desviados depois da passagem dos furacões Katrina e Rita no sul dos Estados Unidos (2005), revelou quarta-feira um auditoria do Tribunal de Contas (GAO).
De acordo com o relatório desde organismo dependente do Congresso, houve pessoas que utilizaram fundos em princípio destinados a cobrir as necessidades básicas das vítimas dos furacões para comprarem bilhetes da liga de futebol norte-americana, férias nos trópicos, vídeos pornográficos, champanhe e, até, para pagar honorários a um advogado num processo de divórcio. Entre os peticionários das verbas aparecem nomes de reclusos em estabelecimentos prisionais e até de um cidadão cuja morada se veio a apurar ser a do cemitério de Nova Orleães, indica o documento.
Após a passagem do Katrina, a agência federal para a gestão de crises (FEMA) distribuiu cartões de crédito às vítimas do furacão para comprarem bens de primeira necessidade.
Alguns foram usados em fins bem diferentes, segundo o GAO, como por exemplo 600 dólares (476 euros) pagos num clube de strip-tease.
O GAO admite ter sido perdido o rasto de 750 cartões de crédito, por um valor de 1.500 milhões de dólares (1.190 milhões de euros).
A FEMA detectou 1.500 casos de fraude, justificando que teve de trabalhar numa situação de emergência e em pleno caos. O GAO não escondeu que a fraude poderá ser muito maior, com o desvio de 16 por cento da totalidade dos fundos desbloqueados para as vítimas dos furacões.

in Lusa

Sem comentários: