domingo, abril 16, 2006

farpas no teatro!

Sátira da sociedade actual estreia segunda-feira no TAGV
Dois grupos culturais de Coimbra exibem segunda e terça-feira um espectáculo satírico sobre a sociedade actual, às 23:30, no foyer do Teatro Académica Gil Vicente, baseado nas Farpas de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão.
Intitulado "GAL: farpas para um país sem lobbies", o espectáculo é interpretado por duas pessoas, um actor que lê e comenta o texto dos escritores portugueses e um músico que acompanha, sendo produzido pela "BUH - Associação Cultural" e "grupo pois".
Com a duração de 30 minutos, "GAL é uma leitura comentada d'As Farpas de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão que, por volta de 1871, escreviam e editavam uns livretos mensais, dando conta da vida do pais", segundo os produtores. "Este espectáculo pretende ser um retrato satírico do país de hoje, através da leitura comentada de um texto escrito há cerca de 135 anos sobre a época, mas que sem querer ainda retrata a sociedade actual", explicou Ricardo Seiça, um dos protagonistas.
De acordo com a produção, "a interacção ao vivo entre os dois intervenientes e acutilância do texto, o movimento e as sombras, o balanço e a provocação sonora fundem-se num momento performativo de grande dinamismo e ironia". A "BUH - Associação Cultural" é uma organização teatral que tem desenvolvido diversas peças, nomeadamente na vertente performativa, e ministra cursos de teatro e expressão dramática em locais "onde dificilmente esta arte não chega", enquanto o "grupo pois" se dedica a eventos no espaço Internet.
in Lusa

Sem comentários: