sexta-feira, março 24, 2006

gronelândia


Os gelos da Gronelândia estão a derreter-se cada vez mais depressa, sem que os cientistas compreendam bem o que está a acontecer


Comparação de modelos climáticos com aquecimento do planeta há 129 mil anos
Nível de água dos mares pode subir seis metros até 2100
Se a escalada das temperatura globais continuar ao ritmo actual, em 2100 o nível da água do mar pode subir seis metros. A causa é a aceleração do derretimento dos gelos da Gronelândia e da Antárctida, potenciado pelo grande degelo que está já a ocorrer no Árctico.
Da última vez que estes níveis foram atingidos, os primeiros homens modernos estavam a espalhar-se por África, aproveitando um período de excepcional aquecimento do planeta. Nem imaginavam sequer as enormes cidades costeiras que hoje existem, e que terão de ser abandonadas caso se confirme a tendência de degelo que está a espantar os cientistas.
Hoje, a revista "Science" publica uma série de estudos sobre o derretimento dos gelos causada pelo aquecimento do planeta, concentrando atenções no que se passa na Gronelândia - uma das grandes massas de gelo da Terra, cujos glaciares duplicaram de velocidade nos últimos anos, precipitando-se para o mar. Alguns, como o Kangerdlugssuaq, na zona centro-leste, mais do que duplicou de velocidade entre 2000 e 2005. Neste momento, está a avançar para o mar 13 quilómetros por ano.

mais in Publico, por Clara Barata

CIA - The World Factbook -- Greenland
Greenland Guide - the official travel
Greenland
Greenland - Wikipedia
Statistics Greenland
Namminersornerullutik
Kangerdlugssuaq
Kangerdlugssuaq - Vikipedio
BBC NEWS Science/Nature


Kangerdlugssuaq

Sem comentários: