sexta-feira, março 17, 2006

contra a injustiça, protestar, protestar


[Mais contestação. Porque os estudantes protestam? Apenas e só porque o governo criou uma medida em que os jovens até aos 26 anos podem ser despedidos sem justa-causa. Parece-me uma medida, no minimo, ridicula...]

França: Chirac apela ao diálogo, 300 detidos em protestos
O presidente francês, Jacques Chirac, pediu hoje o reinício do diálogo para evitar que a revolta estudantil dos últimos dias se transforme num protesto incontrolável, um dia depois de a polícia ter detido cerca de 300 pessoas nas manifestações que decorreram em todo o país.
Entretanto, o país prepara-se para uma grande jornada de manifestações no sábado, em protesto contra a nova lei laboral sobre o contrato do primeiro emprego, que permite o despedimento de trabalhadores menores de 26 anos sem motivo nem aviso prévio.
Durante os protestos têm-se registado confrontos entre a polícia e jovens violentos em Paris e noutros pontos do país, o que levou o chefe de Estado a apelar à responsabilidade de todos.
Chirac apelou à calma, mas voltou a defender o Contrato de Primeiro Emprego (CPE), que considera um elemento importante da política contra o desemprego, que afecta 25% dos jovens franceses com menos de 26 anos. Para sábado, terceiro dia de mobilização geral, estão marcadas manifestações em 160 cidades francesas com a participação de sindicatos e partidos políticos de esquerda.
Os manifestantes desejam que o governo abandone o CPE, aprovado recentemente pelo Parlamento, por acreditarem que o mesmo levará à precariedade laboral.

Sem comentários: