sábado, fevereiro 25, 2006

tsst tsst tsst... in expresso

O voo da Coindu
SABE qual é a maior empresa têxtil portuguesa? Se respondeu Têxtil Manuel Gonçalves (TMG), Riopele ou Lameirinho, temos muita pena, mas falhou. Com um volume de negócios de 110 milhões e 1400 trabalhadores, a Coindu é a líder do «ranking» nacional.

Primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, em entrevista ao EXPRESSO
«Vamos definir as regras do jogo»
Entrevista de Cândida Pinto
Após a visita de Jorge Sampaio, o primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, em entrevista ao EXPRESSO, define a costa sul do país como o pólo dinamizador da economia de Timor e admite a entrada legal do jogo, à semelhança do que acontece com Macau, Singapura ou Malásia.

IGAC intensifica fiscalização
Guerra aberta à pirataria audiovisual
Cristina Pombo / EXPRESSO Online
O combate à pirataria audiovisual está para ficar. De acordo com os dados de um relatório relativo a 2005, apresentado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), as apreensões de material ilícito - cuja circulação tem vindo a aumentar exponencialmente desde 2002 - cresceram 50 por cento, em relação ao ano anterior.


A CRÓNICA DE José Alves Mendes
Distraído em Nova Iorque
Qualquer pessoa informada ao máximo e preconceituosa ao mínimo, ou vice-versa, tem uma ideia concebida dos Estados Unidos da América e de quem lá vive. Até há duas semanas imaginava-a como a terra das oportunidades, onde todo o sacrifício, mais cedo do que tarde, compensa e se recomenda.

Faculdade de Economia da Nova adere ao acordo de Bolonha
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL) foi o primeiro estabelecimento público de ensino superior a anunciar que irá iniciar o acordo de Bolonha já no ano lectivo 2006/7.
Os próximos alunos que entrarem para o 1º ciclo têm três anos pela frente, ao invés dos actuais quatro. Os programas estabelecidos para as licenciaturas em Economia e Gestão são de âmbito generalista, com dois terços da estrutura em comum e um último ano mais especializado. Para os alunos que desejarem e satisfizerem os requerimentos segue-se um segundo ciclo, que pode ser completado em três semestres (90 créditos), incluindo uma nova opção em Finanças. Por fim, um terceiro ciclo, que prevê o doutoramento em Economia ou Finanças, com a duração de três anos. A nova estrutura poderá, no entanto, «levar à dispensa se alguns professores convidados», segundo José Ferreira Machado, director da FEUNL.

Sem comentários: